Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

AS TECNICAS E SISTEMAS DE TERAPIA POR MASSAGEM VOLTADAS PARA MASSAGEM DESPORTIVA

AS TECNICAS E SISTEMAS DE TERAPIA POR MASSAGEM VOLTADAS PARA MASSAGEM DESPORTIVA

A massoterapia no ambiente de esportes teve seu inicio empirico na antiga Grecia.Com o passar dos anos a massagem cresceu e ganhou um status diferencia dos demais métodos,inclusive no ambiente de saúde. Após as bases estabelecidas da massagem classica de Ling em 1813, diversos ramos de massoterapia iniciaram seus métodos dentre eles desenvolvidos para o esporte. Paises como Russia, Filandia,França e Gra-bretanha, desenvolveram no universo do esporte uma forte escola de massoterapeutas para atender e auxiliar as equipes.
 
Com a massoterapia de volta na saúde após 1960, EUA,Canadá e crescendo a Austrtralia vem tomando espaço na preparação de profissionais habilitados no campo de massoterapia voltada para o esporte.A massoterapia tornou-se cadeira de saúde auxiliar no ambiente do esporte ,onde todos os profissionais aprendem métodos e tecnicas diferenciadas para aplicação em atletas de ponta.Muitas tecnicas são ensinadas e transmitidas aos profissionais onde conhecimento de biomecanica e cinesiológia são fundamentais ,incluindo biofisica e fisiologia.
 
As tecnicas referenciais para os profissionais de massagem no esporte são: Método de massagem Classica Sueca, a abordagem cinesilógica da cinesiologia aplicada, métodos de terapias neuromusculares britanicas, terapia miofascial ou massagem miofascial também fazem parte do repertório incluidas na Russia e Filandia.
 
Nos EUA e Canada as tecnicas são variadas desde, alongamentos especificos até métodos de Stretching e Legstrstching,Drenagem adaptada, Abordagem miofascial e Massagem global integral.
No Brasil as tecnicas são simples e necessita de maior aporte técnico para os profissionais. Os técnicos de massoterapia necessitam de conhecimento de avaliação ,conhecimento de patologias e fisiopatologia, as tecnicas praticas são: Massagem clássica Sueca, Cinesiologia aplicada,DLM e Alongamento ativo e passivo. Táis métodos mencionados ainda estao em fase de aplicação fisiológica incluindo treino direto com atletas. Algumas tecnicas podem não surtir os efeitos esperados devido as contraindicações relativas, observações fisiológicas e metabolicas dos atletas.
 
Atualmente as equipes estão trabalhando com o método de regeneração ou seja imerção com gelo que serve para reabilitar e possibilitar ao atleta de melhor recuperação. Diante da inovação da regeneração a massoterapia como ciencia deve pensar em adaptar suas tecnicas aos atletas sem ferir os principios fisiológicos. Diversas perguntas devem ser realizadas sobre as tecnicas de terapia por massagem disponiveis no ambiente de esporte ,como:
1-Existe correlação da DLM com treino de desempenho?
2-Pode ocorrer melhora na desintoxicação com massagem Sueca + Alongamento?
3-Para regeneração é necessario somente aplicação de frio e cinesiologia aplicada ?

Estas questões permearão os profissionais que serão chamados para participarem das equipes desportivas em breve...
 
ABRAMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails