Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Massagem auxilia na recuperação da musculatura depois do exercício


 Além de amenizar os desconfortos e pequenas dores que aparecem após os treinamentos, relaxamento também serve de prevenção para as lesões
A situação é bastante comum entre corredores amadores. Basta você participar de uma prova desgastante ou treinamento puxado que os desconfortos e pequenas dores logo aparecem. Por conta disso, muitos atletas aliviam o incômodo através da massagem esportiva. Essa receita é bem simples: massagear as áreas que sofrem maior pressão após os treinos e corridas ajudam o atleta a conseguir uma recuperação muscular mais rápida e eficaz.
Corrida eu atleta (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Para conseguir uma recuperação muscular eficaz, atletas procuram a massagem (Foto: Nelson Veiga)
O desgaste muscular acontece porque após a atividade o nosso corpo produz ácido lático, que ocasiona as dores musculares e cãibras. A massagem possui a função de elevar a quantidade de oxigênio levado para os músculos, aumentando a circulação sanguínea e ajudando o corpo a se livrar mais rápido de toxinas.
Prevenção de lesões e cuidados
eu atleta maratona de revezamento do Rio (Foto: Igor Christ/Globoesporte.com)Wilson Gabriel recebe massagem para amenizar
as dores na lombar após prova (Foto: Igor Christ)
Realizada uma ou duas vezes na semana, a massagem pode servir como prevenção, caso seja aplicada de forma regular. Deve ser feita com manobras de deslizamento, profundas e suaves, nos locais que mais incomodam, no sentindo das articulações.
-  Os atletas reclamam muito de dores nas pernas, pés e costas geralmente após provas que são mais longas, como de 10km ou 21km. Mas, para que se sintam aliviados e renovados, temos que saber reconhecer o histórico de lesões deles para não agravar o problema. Tem aumentado muito o número de pessoas que recorrem à massagem para amenizar as dores. Até mesmo nas semanas que antecedem as provas - disse a massoterapeuta Verônica Galvão, que oferece esse serviço em corridas de rua há dois anos.
É o caso do carioca Wilson Gabriel Dias, de 48 anos. Depois de correr os 5km de uma prova de revezamento, a dor na lombar o levou direto para a maca de Verônica, localizada à beira da pista. O alívio após 20 minutos de sessão foi imediato.
- Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Saí da prova com as costas doendo muito. Depois de receber a massagem, me senti rejuvenescido e preparado para voltar ao dia-a-dia normal. Agora, pretendo fazer mais sessões para evitar que eu sinta esse incômodo de novo - contou.
Com o aumento dos serviços de relaxamento em tendas de equipes, acessorias e empresas nos eventos, alguns atletas amadores têm procurado a massagem antes da largada da prova. David Homsi, fisioterapeuta e especialista do EU ATLETA, no entanto, faz um alerta sobre isso:
- Não recomendo, pois pode provocar um relaxamento muscular e assim também prejudicará o desempenho do corredor. É preciso ter cuidado - afirmou.
Bons resultados
É importante deixar claro que a massagem serve para complementar os tratamentos tradicionais nos casos de dores e contusões
O paulista Alexander Gomes treina de quatro a seis vezes por semana e é um dos adeptos das massagens quase sempre no segundo dia após os treinos mais longos e provas. Ele conta que tem conseguido bons resultados com o relaxamento muscular.
- Eu sempre me alongo após os treinos, mas os de maior duração deixam alguma contratura, que mesmo pequena pode ser liberada pela massagem. Se você não soltar isso, pode acabar se tornando um lesão mais séria e que vai te atrapalhar no treinamento - disse.


Alexander, que faz sessões de massagem de forma regular, destaca que o trabalho com o mesmo fisioterapeuta ou massoterapeuta é importante para prevenir as lesões.

- Ele vai te dizer os pontos de tensão que estão repetitivos no tempo certo de fazer uma ação preventiva sobre isso - encerrou.
É importante deixar claro que a massagem serve apenas para complementar os tratamentos tradicionais nos casos de contusões e dores, já que um número cada vez maior de pesquisas documenta sua eficiência. Ou seja, as lesões mais sérias devem ser tratadas por um médico.

Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails