Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Correr aumenta sua libido


Especialista fala sobre a relação entre a corrida e o aumento do apetite sexual

Por Rebeca Torres

É comum que, ao longo de nossas vidas, tenhamos algumas dúvidas relacionadas ao sexo e o que ele pode trazer de bom para o nosso preparo físico se relacionado à prática de algum esporte, como a corrida.

Pois, foi com o intuito de pontuar algumas questões comuns do universo dos corredores que o site O2 Por Minuto consultou um especialista, o Dr. Reginaldo Antonio Lotumolo, especialista em medicina esportiva e pós-graduado em Saúde Pública pela UNIMEP.

Confira a entrevista:

O2 Por Minuto - Sexo na noite anterior a uma competição ajuda ou atrapalha?Reginaldo Antonio Lotumolo - A prática sexual tem reflexos diferentes nas pessoas. Em alguns, o desempenho físico durante a prova melhora, pois há uma mudança da tensão psíquica, que em certas pessoas tem grande influência no resultado da competição. Em outros, não.

O2 - A corrida melhora a atividade sexual de um indivíduo? E o contrário?R.A.L. - A corrida, como qualquer outro esporte realizado com técnica, é adequada ao indivíduo, traz melhoria para o preparo físico e, consequentemente, também para o sexo. Agora, não é verdade dizer que a prática sexual traz melhorias para a performance do atleta na corrida. As pessoas acham que sexo e esporte devem andar juntos. A verdade é que sexo é um fenômeno instintivo, necessário ao organismo e sua necessidade atinge todos os seres humanos, nos mais variados graus, assim como todos os animais. Além de ser importante para a perpetuação da espécie, acalma. Já a corrida, como todo esporte, nada tem a ver com o sexo. Sendo assim, quem pratica esporte com certa frequência, tem um aumento no condicionamento físico e consequentemente melhoria na atividade sexual também.

O2 - Quem ganha mais em aliar corrida com sexo: homens ou mulheres?R.A.L. - Tanto homens quanto mulheres ganham muito em praticar sexo e esporte com regularidade. Porém, devem escolher uma modalidade esportiva na qual se sintam bem, para não liberarem neurotransmissores ruins ao organismo, que podem trazer malefícios ao corpo.

O2 - O “overtraining” pode atrapalhar a prática sexual?R.A.L. - A síndrome do “overtraining” é hoje um fenômeno muito estudado e explica, por exemplo, porque um esportista com exames normais pode ter arteriosclerose, hipertensão arterial, etc. Pode até mesmo causar certa dificuldade na hora da prática sexual em si.

O2 - Durante a corrida o corpo humano produz uma substância chamada beta endorfina, conhecida como a responsável pelo prazer da atividade física. Isso influencia na vida sexual?R.A.L. - Hoje, já se tem estudos comprovando que a beta endorfina não seria a responsável pela sensação boa acometida pelos esportistas, pois ela não consegue atravessar a barreira hemato encefálica. Os cientistas estão atribuindo essa sensação à dopamina. Portanto, para se ter libido, é necessário ter a imaginação ativa na área sexual, e quem comanda esse pensamento é a dopamina. Assim, quem corre, tem bom nível de dopamina e, portanto, maior libido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails