Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Tomic marca terceira virada e desafia Federer



Melbourne (Austrália) - O primeiro grande jogo está marcado para o Australian Open de 2012: o garoto Bernard Tomic, carregando toda esperança nacional de um título em casa, irá enfrentar o tetracampeão Roger Federer nas oitavas de final. Os dois se enfrentaram em setembro na Copa Davis e, mesmo sobre a grama, Tomic roubou um set do suíço.

Tomic atinge pela primeira vez a quarta rodada do Slam da Oceania ao anotar a terceira virada consecutiva. Desta vez, ele superou o ucraniano Alexandr Dolgopolov em um duelo tenso e cansativo, que durou 3h49 e teve parciais de 4/6, 7/6 (7-0), 7/6 (8-6), 2/6 e 6/3. O australiano havia perdido para Dolgopolov nos três duelos anteriores.

Aos 19 anos, Tomic atinge a 12ª vitória em 20 partid;as de nível Slam e ganhou a terceira em quatro decididas no quinto set. Nas rodadas anteriores deste ano, virou diante de Fernando Verdasco depois de perder as duas primeiras parciais e depois reagiu diante do experiente Sam Querrey.

"A torcida me ajudou a ganhar", garantiu ele ainda dentro da Rod Laver Arena, para delírio do público, que tem lotado todas suas partidas. Quando perguntado sobre o duelo contra Federer, ele tentou se esquivar: "Jogamos na Copa Davis e foi uma experiência inesquecível".

Campeão juvenil do torneio quando tinha apenas 15 anos e três meses, Tomic já garante nova ascensão no ranking, devendo avançar para o 34º posto. No ano passado, subiu cerca de 170 posições e atingiu as quartas de final de Wimbledon.

O duelo contra Dolgopolov foi atípico. Os dois tenistas abusam do slice e das deixadas, misturando com bolas mais rápidas, e com isso o jogo foi imprevisível o tempo todo. O ucraniano teve chances de abrir distância tanto no segundo como no terceiro sets, principalmente ao abrir 5-3 no segundo tiebreak. Permitiu a reação e chegou a pedir massagem na região lombar no início do quarto set, mas lutou até o último game.

Apesar de acertar apenas 45% do primeiro saque na partida, o ucraniano conseguiu 22 aces e 80 winners, quase o dobro das 41 bolas vencedoras de Tomic. Os dois também falharam bastante: 61 erros do vencedor e 78 de Dolgopolov. O ucraniano defendia as quartas de final do ao passado e com isso perderá pelo menos cinco posições no ranking, devendo ir para o 18º posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails