Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TOP 10: PRINCIPAIS ALIMENTOS PARA O CORREDOR



Abacate: rico em gordura monoinsaturada e antioxidantes, ajuda a manter o corpo saudável e sem dores. Uma pesquisa realizada na Universidade de Búfalo nos Estados Unidos, revelou que corredores que preenchem menos de 20% do cardápio com alimentos fontes de gorduras boas tem maior risco de lesão comparadas aos demais. O ideal é comer cerca de 100 gramas da fruta por dia, que contém em média 160 calorias.

Ovo: excelente fonte de proteínas, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina B12. Por ser de rápida digestão, auxilia na recuperação muscular e na saúde do sistema nervoso.

Iogurte Desnatado: fonte de probióticos que auxiliam no funcionamento do intestino e aumentam a imunidade. Além disso, o cálcio é absorvido mais facilmente e tem teores mínimos ou quase nulos de lactose, facilitando a sua digestão quando comparado com o leite.

Peixes: Fonte de proteína magra, alguns peixes também são ricos em ômega 3. O Omega 3 protege contra arritmias cardíacas e reduz inflamações, auxiliando na recuperação de corredores. Os peixes ricos em ômega 3 são salmão, atum, sardinha e cavalinha.

Alho: ajuda a reduzir o colesterol total e a pressão sanguínea. Além disso, é um potente estimulante do sistema imunológico.

Espinafre: excelente fonte de ferro, essa hortaliça melhora o desempenho esportivo e aumenta a quantidade de oxigênio que o sangue é capaz de transportar para os músculos.

Batata Doce: apresenta menor índice glicêmico quando comparada a batata inglesa, ou seja, é absorvida mais lentamente evitando maior pico de glicose no sangue. Além disso, contem mais antioxidante favorável na recuperação muscular.

Frutas Vermelhas: morango, amora, framboesa e mirtilo são poderosos antioxidantes que protegem os músculos da ação dos radicais livres. Quanto mais vermelha a casca da fruta, maior o seu teor de antioxidantes.

Banana: rica em potássio, ajuda na prevenção de cãibras e na reposição de sais minerais eliminados pelo suor. É rica em carboidrato, sendo uma ótima fonte de energia.

Laranja: fonte de vitamina C ajuda na reparação do tecido muscular. Uma unidade tem em cerca de 75 miligramas de vitamina C, o suficiente para suprir a necessidade diária. Além disso, a vitamina C auxilia na síntese de colágeno, que mantêm ossos e pele firmes e saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails