A massagem esportiva é, claramente, a mais adequada para os atletas. As suas técnicas são numerosas e requerem a utilização de um creme/óleo de massagem para os esportistas que se espalha desde as extremidades em direção à raiz do membro. Aqui estão alguns exemplos de gestos realizados: • toques: movimentos circulares suaves, amplos e leves; • estiramento: tensionamento mais ou menos suave da pele com ambas as mãos a afastarem-se uma da outra; • amassadelas: massagens profundas dos músculos efetuadas sobre as partes carnudas; • pressões: realizadas com a ponta dos dedos e o polegar em pequenos círculos apoiados ao nível das massas musculares, especialmente sobre os pequenos músculos, tais como os do pescoço, mãos, pés.
ANTES, DURANTE OU DEPOIS DO ESFORÇO FÍSICO?
Os três! Na verdade, os atletas de alto nível recebem frequentemente massagens antes de uma competição ou antes de um treino, durante os períodos de pausa e no final a atividade. É esta última massagem a mais benéfica e que os iniciantes devem privilegiar. Antes do esforço, a massagem permite relaxar o esportista e diminuir o seu nervosismo durante as competições. É também uma forma de evitar as dores musculares, de aquecer os músculos a atividade física. Usada nos períodos de pausa durante um treinamento, a massagem reduz os traumatismos musculares e articulares. Por fim, no final de um treinamento, a massagem é importante porque ela suaviza os músculos, regula a circulação, drena o sistema sanguíneo para então eliminar as toxinas acumuladas durante o treino e ajuda a se recuperar mais rapidamente. É um verdadeiro trunfo para ajudar o organismo na fase de recuperação pós-esforço físico.
Não se esqueça que hidratar-se adequadamente também ajuda a relaxar os músculos. A massagem esportiva deve durar entre 20 a 30 minutos para ser realmente útil e deve ser realizada num local tranquilo e arejado. Não hesite em falar com um profissional, caso sinta dores persistentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário