A resposta do estímulo do sistema parassimpático através massagem, pode fornecer benefícios como a redução da ansiedade, depressão, dor e aumento da imunidade.
A massagem possui influência sob várias substâncias neuroquímicas do corpo. Com a massagem há um aumento da histamina favorecendo a defesa do corpo; aumento da melatonina que permitirá um sono reparador, aumento da serotonina e da endorfina, ambas promovem a sensação de bem estar.
A serotonina também pode impedir a transmissão dos sinais nervosos nocivos ao cérebro. Haverá a redução da dor e do apetite, promoção da sensação de bem- estar, regulação do sono e estimulação da contração da musculatura lisa.
A endorfina é liberada através de movimentos de pressão e fricção. Possui ação analgésica e reduz a dor.
Também haverá mobilização da acetilcolina pela redução da força de concentração cardíaca, diminuindo a freqüência do bombeamento e conseqüentemente haverá um desgaste menor da energia do músculo cardíaco propiciando melhor função. As encefalinas aumentam e produzem analgesia.
Já o aumento de ocitocina torna maior o limiar de dor, estimula contrações da musculatura lisa, reduz a resposta nervosa simpática e possui efeito sedativo. Quando o indivíduo está estressado ocorre um aumento do hormônio do estresse, o cortisol. Este ao contrário das outras substancias ,acelera a degradação dos tecidos e interrompe o reparo tecidual, o que provoca a dor.
Artigo intitulado: OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM RELAXANTE
Autores: Vanessa Gomes Bertoja e Eunice Tokars
Nenhum comentário:
Postar um comentário