MASSAGEM TERAPÊUTICA COMO RECURSO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL .
A massagem terapêutica é um recurso composto por uma série de manobras, utilizado por fisioterapeutas para promover efeitos terapêuticos específicos.
Entre as principais indicações de aplicação, temos: - Redução da dor e do edema, o “inchaço”, sendo uma boa opção para quadros persistentes (que se arrastam por semanas ou meses);
- Redução do espasmo muscular, as contraturas;
- Estímulo à atividade muscular e redução da fadiga, removendo metabólitos acumulados após esforço intenso (permitindo retorno mais rápido às atividades físicas);
- Redução da ansiedade e do estresse, com a liberação de hormônios e neurotransmissores;
- Estímulo circulatório venoso e/ou linfático, com aumento metabólico;
- Eliminação de secreções pulmonares (aplicando-se técnicas específicas para auxiliar a expectoração).
Contudo, é necessário destacar que nem todas as pessoas podem se submeter às diversas técnicas de massagem terapêutica. São contraindicações e precauções gerais: - Pacientes com infecções, feridas abertas ou neoplasias, suspeitas ou confirmadas; - Pacientes com hipertensão, diabetes mellitus, cardiopatias, ou em uso de anticoagulantes. Não se tratam de contraindicações absolutas, mas de condições que demandam uma avaliação mais criteriosa, a fim de se averiguar se, no momento da massagem, o paciente está apto a recebê-la.
Devemos ainda ter atenção especial a: - Áreas de processos inflamatórios agudos, evitando-se a massagem diretamente no local lesionado; - Áreas de hipersensibilidade dolorosa ou redução da sensibilidade; - Áreas de linfonodos (com exceção da drenagem linfática), nervos superficiais, veias varicosas proeminentes.
Finalmente, é importante salientar que a massagem com a finalidade terapêutica deve ser aplicada por um massoterapeuta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário