Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Como minimizar a dor muscular pós-treino


Quem nunca sentiu aquela famosa dor muscular pós-treino? Todo atleta conhece essa sensação e sabe como ela é desagradável. Por isso, diversas estratégias são utilizadas pelos atletas para amenizar o problema e acelerar a recuperação das condições físicas.

Como minimizar a dor muscular pós-treino

Alongamentos

Não existem evidências científicas que provam que os alongamentos podem aliviar a dor muscular pós-treino. Porém na prática, os alongamentos estáticos podem ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, removendo produtos do metabolismo que causam as dores musculares.

Gelo

Existem várias técnicas de aplicação. O banho de imersão no gelo, por exemplo, é uma prática bastante comum em esportes como futebol, futebol americano e MMA.
A baixa temperatura de uma banheira com água e gelo faz com que o processo de micro lesões pelo esforço físico do treino seja interrompido e o atleta consiga ter uma recuperação muscular mais rápida.
Para dores localizadas, usar bolsas de gelo após o treino pode ser uma boa solução, mas o atleta deve ter em mente que esta estratégia pode ser uma forma de mascarar uma lesão mais grave.

Técnicas corporais

Uma grande variedade de técnicas corporais pode ser usada em casos como esse. Algumas delas, podem ser feitas pelo próprio atleta, como a liberação miofascial com bolas ou o foam roller. O atleta desliza o corpo sobre um rolo de material plástico rígido, que promove uma melhor circulação sanguínea e melhora a amplitude de movimentos. 
Entre as indicações que dependem da ajuda profissional,  destaca as técnicas de massagem, que além de úteis são agradáveis. Elas ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares e promovem a drenagem linfática, fazendo que com os músculos relaxem. 

Eletroterapia

Há uma grande quantidade de aparelhos que podem ajudar o atleta com a dor muscular pós-treino. Os que emitem correntes elétricas, por exemplo, ajudam a modular a ação dos nervos melhorando a dor e a tensão muscular.

Compressão

As roupas de compressão, como o próprio nome já diz, promovem uma compressão dos músculos. Essa técnica estimula um maior retorno venoso e drenagem dos líquidos contidos entre as fibras musculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails