Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Massagem desportiva ajuda a recuperar as forças

“Além de prevenir lesões musculares, ela recupera e prepara o corpo para o esporte, alongando, aumentando a circulação.”

Atletas profissionais e de fim de semana podem desfrutar do benefício.

Você não precisa ser nenhum atleta profissional para aproveitar as vantagens que uma massagem desportiva causa no seu corpo. Mesmo quem não tem na atividade física o seu ganha-pão sabe o quanto um exercício bem puxado pode causar dores, especialmente se o período de descanso recomendado não for seguido à risca.
Estudos comprovam que o tempo de recuperação é fundamental na prática de atividades físicas. Se não for respeitado, além de não oportunizar à musculatura a possibilidade de fortalecimento, aumentam-se as chances de lesões nos músculos, nos tendões e no esqueleto.
Atletas profissionais e de alto rendimento, muitas vezes, não podem descansar devidamente, graças ao calendário extenso de competições. É nesse ponto que a massagem desportiva tem papel decisivo para o alívio das dores.
Em pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, realizada com nadadores em João Pessoa, constataram-se resultados positivos e satisfatórios da prática na diminuição de incômodos locais. Após cinco sessões, quem apresentava dores antes das aplicações teve diminuição parcial ou extinção total do sintoma.
Por outro lado, em relação ao cansaço muscular, os resultados foram contrastantes. Alguns atletas relataram enorme alívio e outros disseram não ter observado diferença nesse quesito em específico.

Massagem desportiva ou relaxante?

Engana-se quem pensa que essa é uma técnica moderna. Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas.
Além de prevenir lesões musculares, ela recupera e prepara o corpo para o esporte, alongando, aumentando a circulação e ajudando a eliminar toxinas como o ácido lático, que se acumulam depois da prática de exercícios.
A massagem pode concentrar a atuação em áreas isoladas para resolver problemas na musculatura, nos tendões ou nas articulações. Não costuma ser aplicada de forma completa, para um relaxamento geral.
Outras grandes diferenças entre a massagem desportiva e a relaxante são o vigor e a velocidade. A primeira é profunda e usa movimentos e manobras de deslizamento mais rápidas e mais fortes, de modo a aumentar a circulação sanguínea. Isso traz uma recuperação mais efetiva depois do esforço físico.
Além disso, ela pode ser dividida em dois campos. O primeiro é aplicado após uma atividade para recuperar a musculatura. Já o segundo é usado antes do esforço físico para preparar os músculos para a tarefa.
Enquanto a massagem relaxante libera hormônios que acalmam o corpo, como ocitocina e endorfinas, a técnica de massagem desportiva pode estimular a produção de adrenalina e aquecer os tecidos do corpo. O resultado é um atleta mais agitando antes do esforço físico.

http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/esporte/massagem-desportiva-ajuda-a-recuperar-as-forcas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails