Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ORIGEM DA MASSAGEM – Parte II



“Na India, por volta de 1800 a 500 a.C. a cultura indiana Védica espalhou-se para o Oeste através do Rio Ganges. Eles desenvolveram uma forma única de medicina conhecida como Medicina Ayurvédica. Eles escreveram vários grandes livros que registravam suas técnicas. Um deles chamado "Ayur Veda", que significa "Arte da Vida", data de 1700 a.C. e descreve algumas massagens simples e tratamentos herbais para várias condições. Os nativos Americanos também usavam aquecimento e massagens com ervas para tratar muitos problemas. Os Cherokee e os Navajo estavam entre as muitas tribos que friccionavam seus guerreiros antes das guerras e depois delas. 

A massagem também era usada para diminuir as dores do parto e das cólicas nas crianças. Os egípcios deixaram trabalhos artísticos que mostram a massagem nos pés. Os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses também a utilizavam no tratamento de várias doenças e lesões; e a massagem continuou a ser parte vital do tratamento médico até depois do quinto século d.C. 

A palavra massagem é de origem grega e significa amassar. Depois dos chineses, o pai da Medicina, o grego Hipócrates (460 a 377 a.C.), fez uso das propriedades terapêuticas da massagem, que ele denominou anatripisis, cujo significado é friccionar pressionando os tecidos. A expressão foi traduzida para o latim como frictio e permaneceu em uso nos Estados Unidos até 1870. Frictio significa fricção ou esfregação. Na Índia, a expressão usada para designar massagem era shampooing. Na China, era Cong Fou e, no Japão, ambouk. 

Hipócrates considerava a massagem uma ferramenta terapêutica muito importante; também Asclepíedes, outro médico grego teve uma grande influência no desenvolvimento da massagem. Ele firmou que existiam apenas 3 agentes terapêuticos: a hidroterapia, os exercícios das técnicas e a fricção. 

Galeno (129-199 d.C), escreveu cerca de 16 livros relacionados ao exercício da massagem. Os gregos a aplicavam nos atletas tanto antes como após um evento esportivo (apoterapia). Durante milhares de anos, as diversas civilizações se utilizaram de alguma técnica, seja ela superposição das mãos ou apenas fricção, para aliviar dores ou curar suas dores. 

Para os médicos gregos, a massagem era um dos principais meios de cura e alívio da dor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails