Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

O maior inimigo do homem no seu dia a dia... Nódulos



Estilo de vida pouco ativo, fadiga constante, má qualidade de sono, diminuição da capacidade funcional, rigidez muscular excessiva, comportamento estressante, má postura e movimentos repetitivos podem incidir em nódulos ou ativá-los, se estiverem no estado latente. A contração muscular estática e prolongada pode gerar hipertonia crônica ou espasmo muscular.
Quando determinadas atividades profissionais ou esportistas solicitam excessivamente o sistema muscular e a pessoa apresenta queixas de dores difusas, é importante verificar a presença de nódulos ativos.
Músculos saudáveis não tem feixes rígidos e sua estrutura são livres de espasmos, rigidez e tensão; por isso não apresentam nódulos e dor quando palpados.
Os nódulos podem ser ativos ou latentes. São ativos nas áreas onde há queixas de dor e latentes quando presentes, mas sem queixa de dor. Ao serem tocados, os nódulos ativos podem mover-se ou recuar com uma contração súbita. Dependendo da tensão, os pontos latentes podem tornar-se ativos e, assim, dolorosos.
Os nódulos se manifestam em qualquer idade, ocorrendo mais em mulheres que em homens, e com maior frequência em pessoas de 30 a 50 anos.

Os nódulos e suas causas
Varias situações levam ao desenvolvimento de nódulos. Na região superior do trapézio (do ombro até mais ou menos o meio da coluna) é comum a presença de nódulos. Estes relacionam-se, em parte, a posição dos membros superiores elevados, como ao apoiar o telefone com o ombro e a cabeça, apoiar o cotovelo em mesas altas para ler ou escrever, e ao rotacionar a coluna cervical para digitar textos.
Se o músculo levantador da escápula (localizado no ombro) apresentar nódulos, isso normalmente esta relacionado a posição da cabeça em travesseiros inadequados, ao atendimento de telefones em ma posição ou a posição inadequada frente ao computador.
Outros fatores também podem causar aparecimento ou agravamento de nódulos musculares. Por exemplo: ao sentar-se, adaptar as condições da cadeira a estatura do usuário. Experimente, também, colocar um objeto no solo para apoio dos pés; quando possível, fique descalço e coloque um rolo de macarrão ou bolinha de tênis ou silicone para massagear-se; quando em pé, apoiar os dois pés paralelamente no solo; dormir em decúbito lateral (com as duas pernas em paralelo), e se preciso, colocar um travesseiro entre as pernas para o corpo não rotacionar a noite, abandonando a posição lateral; ao levantar-se passar para a posição de decúbito lateral( ou seja, de lado) flexionar os joelhos e com as duas mãos apoiados na cama, levantar o tronco ; sempre ficar de frente para um objeto no solo antes de apanha-lo.
Quando não se faz alongamento, é possível manifestar-se encurtamento muscular e, subsequentemente, instalarem-se os nódulos.

Como desativar os nódulos
Exercícios de alongamento com diversos tipos de massagem são indicados para desativar nódulos, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular: reidratando, estimulam a produção de glicosaminoglicanas que beneficiam os músculos e diminuem seu estado semi-sólido quando tencionados, reduzem o tônus (endurecimento) muscular e rompem as adesões (nódulos) do sistema muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails