Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Alongamento, massagem, hidratação e gelo para correr das dores pós-prova



Quem corre sabe: em uma corrida, prazer e dor caminham juntos. E não faz diferença se estamos falando de um profissional ou de um amador. Inevitável — principalmente nas provas mais longas, como as meias-maratonas e as maratonas —, o esforço físico sempre deixa suas marcas. E aí, garantem os especialistas, não há milagre a ser feito. Alongamento, massagem e uma hidratação rápida são os meios mais eficazes para neutralizar os efeitos físicos de uma prova de alto impacto.
— Não existe pulo do gato. O alongamento leve, que vai até o limite da dor, em panturrilha, quadríceps e musculatura posterior da coxa, e a massagem relaxante são os mais indicados após o esforço — afirma o fisioterapeuta e professor de educação física Almir Fernandes.
Embora ainda seja visto em pouquíssimas provas no Brasil, o banho de gelo é um poderoso aliado na recuperação do atleta. O ideal é que ele se submeta ao tratamento (normalmente, o atleta mergulha em um tonel ou uma piscina com água e gelo por oito a 12 minutos) imediatamente após cruzar a linha de chegada.O recomendado é que só seja utilizado em lugares não muito frios.
— O gelo realmente é excelente, mas ainda não temos essa estrutura nas provas por aqui. Entre os tratamentos oferecidos, a massagem é importante porque ajuda o corpo a remover os danos causados aos músculos na corrida. Toda vez que você corre, faz microtraumas. Se for uma massagem profunda, eles podem se transformar em macrotraumas. Por isso, tem que ser um deslizamento superficial — explica o fisioterapeuta Antonio Chaer.
A massagem superficial, aliás, pode e deve ser feita nos dias subsequentes à prova (principalmente nas primeiras 48 horas), assim como ficar com as pernas erguidas acima do nível do coração sempre que puder. Andar de bicicleta ou ergométrica durante 30 minutos para “rolar as pernas” também ajuda na recuperação, assim como imersão em piscina. Segundo Chaer, quando se anda dentro da água, a pressão que esta exerce contra o corpo auxilia o retorno do sangue, ajudando a relaxar as pernas e a eliminar toxinas.
Tudo, claro, associado à hidratação. Quanto mais rapidamente ela acontecer, maior será a ajuda na recuperação muscular. Nesse caso, sugere o fisioterapeuta, o ideal é substituir a água pelos isotônicos, que são mais eficientes para repor nutrientes perdidos.
Essas recomendações, obviamente, são para quem apenas quer se recuperar após uma prova. Quando o atleta sofre uma lesão, o ideal é que aplique gelo no local e espere 72 horas até procurar tratamento. 
Nesses casos, a calma e a precaução são fundamentais.

— A diferença de quem consegue ir mais longe e mais rápido é o quanto ele se machuca. Esses cuidados são muito importantes e, às vezes, complicados de serem seguidos. O mais difícil, nesses casos, é segurar um atleta amador, que é mais impulsivo — encerra Chaer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails