Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

Massagem desportiva deixa a musculatura pronta para o treino

Para preparar o músculo antes do exercício ou para amenizar dores e fadiga após o treino



Dor, fadiga ou mesmo cansaço muscular são efeitos que muitos sentem após um treino mais puxado, principalmente os atletas de alta performance. Eles podem ser amenizados com a massagem desportiva. “Ela ajuda a preparar a musculatura antes do treino e a recuperá-la após uma prova”, comenta a fisioterapeuta Mayra Pádua Gatti, diretora da Beauté Clínica e Estética.
Diferente da massagem relaxante, cujo único objetivo é relaxar a musculatura tensa, na desportiva as manobras são mais rápidas e fortes, com a finalidade de eliminar o ácido lático que fica acumulado e é responsável pelas dores após um treino ou competição. Para quem vai correr uma prova, como uma meia maratona, por exemplo, a massagem deve ser feita antes e depois da competição.
“Para quem pratica atividade física intensa, a massagem colabora até mesmo para a melhora do desempenho, já que deixa a musculatura preparada para o exercício, aquecida e sem nódulos, ajudando até a prevenir lesões. Muitos relatam até melhora no tempo de prova”, afirma a fisioterapeuta.
Mayra explica que durante 1h de sessão a massagem é feita em todo o corpo e onde há musculatura tensionada, focada principalmente nos trigger points – que são nódulos de tensão comuns na cervical e na perna. “Durante a massagem também vamos alongando a musculatura. E o trabalho é feito bem direcionado aos músculos que são mais requisitados na modalidade esportiva que a pessoa pratica”, explica Mayra.
Mesmo para amadores, como os que têm uma assessoria esportiva de corrida, por exemplo, a massagem é indicada para acelerar a recuperação muscular e permitir que a pessoa continue os treinos com qualidade, já que toda dolorida ela não conseguirá praticar exercícios com a mesma motivação e empenho. “A massagem consegue retirar a sensação de fadiga e mal-estar no dia seguinte”, diz Mayra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails