Páginas

sábado, 21 de março de 2015

DISTÚRBIOS NEUROMUSCULARES E TERAPIA POR MASSAGEM


Após o reingresso da massoterapia na área de saúde em 1960, muitas coisas (técnicas, conhecimento, princípios e recursos) foram acrescentados a terapia por massagem. Uma das contribuições foi o estudo minucioso sobre os tecidos moles. As informações anatômicas e fisiológicas das intercorrencias mecânicas descobertas foram fundamentais para mudar os parâmetros de tratamento em tecidos moles.O professor Patrick Pietroni, (FT),que trabalha com a analise de músculos e seu efeito na disfunção garante que o foco do terapeuta é totalmente outro em relação a quadro álgico, movimento e força. Hoje o massoterapeuta deve concentrar-se nas disfunções. 

A disfunção por sua vez á o campo primordial do massoterapeuta, pois só pode trabalhar para correção, reeducação de tecido e até regeneração caso o profissional entenda através do campo da disfunção. O Dr. Leon Chaitow, maior divulgador da massagem científica na Europa, explica que todo e qualquer distúrbio incluindo aspectos de campos bioenergéticos podem estar atrelados as disfunções. Uma disfunção clássica são ocorrências nos DNM's (distúrbios neuromusculares), que eram classificados na Osteopatia como lesões simples, mas para massoterapia são disfunções de compensação ou clássicas que promovem alterações no grupo neuro-músculo-esqueléto, ou musculo-fascia articulação, que impedem ou dificultam a função motriz de movimento incluindo a biomecânica e cinesiologia, comprometendo finalmente os músculos.

Após o acometimento o individuo apresenta sinais como:Fraqueza na região, nódulos palpáveis, sensibilidade cutânea, (contratura) banda tensa e presença de "pontos” de dor que podem ser chamados de pontos de Jonnes, que são formações nodulares agudas que se desenvolvem como consequência de continua injuria ao tecido miofacial ou tendíneo.Quando não cuidados esses pontos podem ficar crônicos e tornarem –se “pontos de gatilhos” formando micro-fibroses em trechos de feixes-musculares, podendo manifestar ainda; espasmo muscular segmentar, dor referida ou irradiada e perda de força que ocorre como efeito da disfunção da capacidade do fuso muscular e isquemia local. A novidade é que até os campos de energia da região podem ficar enfraquecidos ou com bioenergia estagnada.

A observação geral é que, em sua maioria as disfunções são manifestas de varias formas, sendo as mais conhecidas como DORT e LER. DORT (doenças relacionadas ao trabalho) ou LER (Lesão por esforço repetitivo). Caso não sendo tratado adequadamente, essas disfunções podem ser levadas para outras áreas do corpo, porque não são consideradas doenças e sim “pré-disposições vivas”, ou seja, elas se “alimentam” da mecânica errada, alimentação inadequada e falta de exercício corretivo quando já manifesta. Portanto, uma disfunção em determinado músculo não tratado irá crescer e se alastrar nas fibras para outras áreas, sendo conhecida como disfunção de grupo.

Tanto Europa quanto parte dos EUA, Massoterapeutas licenciados já trabalham focados nas lesões de tecidos moles ou disfunções clássicas. No Brasil a ABRAMC foi à pioneira nessa abordagem em e continua propagando e divulgando a metodologia para massoterapeutas.



ABRAMC-Um novo conceito em saúde
Massoterapia Clinica-É medicina feita a mão
University of the Westminster -2007
Miami Institute Center-2009
Seminary Fascia ,Virginia/EUA -2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails