Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Massagem desportiva e a Massagem Funcional


Massagem funcional para corredores de provas de rua


Hoje, seja durante a semana ou aos finais de semana, encontramos diversos corredores anônimos nas calçadas, pistas, parques, preparando para as famosas corridas de rua.
Durante as provas encontramos os quiosques ou tendas de massagem com a presença do personal training, nutricionista e um profissional da área de educação física, estética ou fisioterapia, com formação e capacitação em massagem.

Devido a muita procura, organizamos os curso de massagem desportiva e massagem funcional, para que possam atender melhor estes dedicados corredores de provas de ruas.

A massagem, além de apresentar resultados interessantes nesta atividade física que mais cresce no Brasil, é uma prática que cresce em Clínicas, SPA’s e Academias.

Para os atletas amadores desfrutarem melhor do resultado da corrida, informamos que a massagem pode melhorar o desempenho, prevenir lesões e promover a recuperação rápida após as corridas.

Chamamos estas técnicas de Massagem desportiva e a Massagem Funcional, que se concentram em cuidar e aliviar as dores de tecidos moles (músculos) e lesões que são associadas com atividades de corrida de rua e outras práticas desportivas. A massagem pode reduzir a rigidez muscular e melhorar o relaxamento, reduzindo a frequência cardíaca e pressão arterial, eliminando todas as substâncias tóxicas que limitam o movimento durante a corrida ou pós-corrida.

Enquanto muitos atletas estão convencidos dos benefícios físicos da massagem, a investigação sobre a sua eficácia está crescendo nas universidades. A massagem envolve a aplicação de pressão mecânica sobre os tecidos moles, e isto tem sido associado com a flexibilidade dos músculos, aumento da amplitude de movimento das articulações e diminuição da rigidez muscular, gerando consequentemente melhor reflexo, mais rapidez, mais velocidade, vencendo assim os próprios limites.

Recentemente, pesquisadores da Universidade McMaster informaram que a massagem profunda após um treino intenso faz com que os músculos ampliem o crescimento de novas mitocôndrias, que são responsáveis ​​pela conversão de nutrientes em energia útil.

Para este estudo, os pesquisadores selecionaram grupos de homens a se exercitar até a exaustão. Após o treino, os homens receberam uma massagem profunda do tecido em uma perna por 10 minutos. Biópsias musculares foram retiradas a partir de um músculo (quadríceps) antes e após o treino, e de ambos os músculos imediatamente depois de uma massagem de 10 minutos em uma perna, e, novamente, duas horas e meia mais tarde. A massagem profunda do tecido aumentou o tamanho e número de mitocôndrias dos que receberam a massagem comparado aos que não receberam. O aumento das mitocôndrias pode melhorar o desempenho de resistência e da taxa de oxigênio que os músculos podem utilizar.

A pressão da massagem pode também melhorar o fluxo sanguíneo durante a massagem e aumentar a temperatura do músculo. A maioria das pessoas relata uma sensação de puro relaxamento, menos ansiedade e melhora do humor como resultado. Os atletas podem realmente encontrar uma vantagem nesses benefícios psicológicos associados ao planejamento do treino de força, relaxamento, associado à massagem suave e rápida antes dos treinos e profunda pós-treino.

Quem está iniciando nesta atividade deve realmente procurar mais informações com seu técnico e ou personal training e usufruir dos benefícios da massagem para o bem-estar.


Referências:
Nessi, A. Massagem Antiestresse – Teoria e Prática para o Bem Estar – 5ª edição. Phorte Editora, São Paulo – 2010.

André Nessi é autor do Livro Massagem Antiestresse – Teoria e Prática para o Bem Estar e professor da graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails