Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A MASSAGEM AUMENTA A DISPOSIÇÃO FÍSICA


O estudo “The relationship of massage and exercise to mood enhancement” de Weinberg & Kolodny (1988) investigou a relação entre o exercício, a massagem e o aumento da disposição. A mesma proposta de pesquisa foi realizada entre 2008/2009. Os pesquisadores concluíram que a massagem relacionou-se consistentemente com o aumento do humor positivo e com o bem-estar psicológico. 

Acredita-se que a liberação de serotonina aconteça porque a massagem possui o mesmo impulso fisiológico que o exercício que também libera serotonina e ocitocina. Sobre os hormônios, sabe-se que há liberação de hormônio ocitocina (aumento de bem-estar), aumento de hormônio serotonina que diminui o estresse. (a massagem altera a resposta do corpo ao estresse).

 A massagem aumenta os níveis disponíveis de encefalinas e endorfinas, diminui o nível de cortisol, também os níveis de norepinefrina /noradrenalina. Não é a toa que a massagem era chamada de ginástica passiva. 


As técnicas utilizadas no estudo foram os sistemas de massagem clássica, massagem desportiva. O estudo foi um ensaio científico, porém no futuro acontecerão novas pesquisas. No Brasil um grupo de pesquisa já iniciou novos trabalhos neste sentido e em breve teremos novas descobertas.





ABRAMC- 2010
Westminster Reino Unido - 2009
MassageTherapy Foundation - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails