Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Hidroterapia pode ajudar após câncer de próstata. Atrito deve ser evitado



câncer de próstata é o mais comum no sexo masculino. Não há regra, existem cuidados que devem estar alertas. Deve se fazer exame de sangue para checar o PSA, que é o marcador hormonal mais fidedigno para detectar o câncer de próstata, e o toque retal, que é imprescindível.
Recomenda- se que se faça aos 40 e aos 45 anos para ter se um paradigma e, de acordo com a sociedade brasileira de urologia, a partir dos 50 anos deve ser realizado anualmente. Os homens são mais refratários para fazer exames, tomar remédios, são mais rebeldes.
Não há nada comprovado quanto ao uso continuo e intenso da bicicleta, da moto, com traumas localizados nesta região. Mas é bom utilizar bermudas acolchoadas com proteção para esta região para pedalar. Esta região não deve estar muita solta, principalmente quando há trepidação, é necessário utilizar suporte para manter esta região protegida. Não deve usar cuecas e calça jeans muito apertadas pressionando o saco escrotal e o pênis. 
As recomendações, além destas, são não fumar, não tomar anabolizantes para aumentar a musculatura, não usar drogas, não ingerir muito álcool, fazer exercícios sem exagero, respeitar o repouso e dormir a quantidade de horas necessárias para acordar bem disposto dentro das possibilidades da vida moderna. Ter uma alimentação saudável e evitar o excesso de peso.Diminuir o estresse, inimigo número um da saúde.
Enfim, ter uma vida saudável é uma prevenção, mas não é garantia absoluta. Temos fator genético que é muito importante, mas de qualquer maneira uma vida saudável protege dos problemas de saúde e ajuda a ter uma recuperação mais rápida.
Os exercícios aquáticos são sempre indicados por não terem impacto, aumentar o retorno venoso, melhorar a articulação e facilitar os movimentos. É possível fazer um trabalho muito intenso na água sem agredir o corpo. A água elimina o estresse através dos métodos de relaxamentos como watsu, jahara e métodos globais.
Caso ocorra o câncer de próstata, é necessário esperar a cicatrização completa e a autorização médica para iniciar as atividades na água. Todas são recomendáveis. Deve se iniciar com a fisioterapia aquática e progressivamente ir para a natação ou hidroginástica, de acordo com a preferência de cada um. Deve se evitar as atividades que agridam essa região.
É importante caminhar na água ou fora da água, fortalecer a musculatura global do corpo, mas sem pressionar esta região.
Fiquem alertas! Qualquer dor no saco escrotal ou no pênis, qualquer alteração como nódulo, espessamento da mucosa, deve-se procurar o urologista. No homem não é tão fácil detectar alterações nesta região. O importante é verificar o PSA através do exame de sangue e o toque realizado com o médico.


http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails