Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Os antiinflamatórios não esteroides




Os antiinflamatórios não esteroides (AINES), que incluem a aspirina, ibuprofeno, naproxen ou o diclofenaco, são usados largamente para reduzir a inflamação e a dor musculoesquelética  O objetivo desta revisão é descrever os efeitos dos AINES no contexto de condições musculoesqueléticas agudas ou crônicas.

A inflamação é uma resposta à lesão tecidual. Envolve uma sequencia de estados de processos imunes e inflamatórios induzidos por mediadores químicos, especialmente prostaglandinas. Os AINES trabalham bloqueando a ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX), que normalmente catalisa a produção de prostaglandinas, reduzindo assim a inflamação e a dor. Contudo, pelo facto da inflamação e do caminho da COX facilitarem a cura, a prescrição dos AINES em lesões teciduais tem sido questionada.

- Lesões ligamentares: o uso dos AINES nos entorses agudos da tibiotársica parece promover um retorno precoce à atividade normal, mas a longo prazo foi associado com uma grande incidência de instabilidade e diminuição da Amplitude de Movimento. Em estudos laboratoriais, os AINES mostraram reduzir a força mecânica dos ligamentos e atrasar a cura para mais de 12 semanas pós-lesão. Os AINES portanto, parecem aumentar o risco de recidiva de lesões tendíneas a curto prazo. Sugere-se que a inflamação e a dor poderão desempenhar um papel protetor, através da limitação da atividade pós lesão, e permitindo uma recuperação normal. 

> De: O’Leary et al., Physiotherapy Ireland 32 (2011) 34-39. All rights reserved to the Author(s).

Traduzido por: Lídia da Silva Farinha - Fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails