Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

Alongamentos diários


Um hábito preventivo são os alongamentos diários. Pois, quando uma pessoa faz alongamento, acontece que aumenta o espaço entre as vértebras, na altura dos disco, assim evitando o seu achatamento. O exercício de alongamento trabalha a postura corporal e a musculatura do pescoço, coluna, membros, torácicas  região próxima à virilha e lombar. Cuide de sua coluna!

O termo alongamento foi desenvolvido entre os anos de 1890-1910 na Europa por fisiatras e ortopedistas que trabalhavam com pesquisas no desporto. Com o desenvolvimento da Cinesiologia e Biomecânica, disciplinas indispensáveis para o trabalho com o corporal os métodos de alongar e modificar as estruturas neuromusculares foram assumindo outra identidade. Pós-segunda guerra, diversos métodos de alongamento foram elaborados para auxiliar o indivíduo em esportes, reabilitação e tratamento manual. Em 1960 a massoterapia ganha o alongamento como ferramenta de trabalho para todas as eventualidades. Guardadas as devidas proporções esta técnica deve ser utilizada com cautela e cuidados necessários. Existem atualmente 12 modalidades diferentes de alongamentos. Eis alguns exemplos abaixo.


Tipos de Alongamentos


1. ALONGAMENTO ESTÁTICO - Fique em posição estática e segure o músculo, alongue-o por 20 segundos (ou mais). Deixe o músculo relaxar e repita o alongamento 3 vezes. Pode receber ajudas externas como de outra pessoa, uma parede, cadeira, fitas de elástico etc.Utilizado por Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais e massoterapeutas.

2. INIBIÇÃO RECÍPROCA - Alongue o músculo por 20 segundos. Deixe os antagonistas trabalharem por 6-10 segundos. Deixe o músculo relaxar e repita 1-3 vezes. Cuidados com operações, cicatrizes e problemas no tecido conjuntivo. Utilizado por Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Osteopatas, quiropraticos, naturopatas e massoterapeutas clínicos.

3-STRETCHING - O objetivo desta técnica é estirar os ligamentos, as fáscias, os músculos e os tendões, a força do estiramento é aplicada de forma lenta e gradualmente para produzir uma mudança e um relaxamento dos tecidos. Existem mais 2 modalidades de stretching com conceitos mais avançados.O profissional deverá ter cautela e conhecimento do método para utiliza-lo.Utilizados por Fisioterapeutas, Osteopatas, Quiropráticos  Naturopatas, Licenciados em Massagem Terapêutica e Massoterapeutas Clínicos.

4- PNF/ CRA – Proprioceptiva- Neuromuscular Facilitação / Contração - Relaxamento – Alongamento- Alongue o músculo por 20 segundos. Depois faça o músculo trabalhar estaticamente contra uma resistência sem obter movimento na articulação por 6-7 segundos. Deixe o músculo relaxar e alongue novamente. Repita 2-4 vezes. Antes de aplicar conheça todas as implicações do método, pois foi desenvolvido para reabilitação e desempenho muscular. Utilizados por Fisioterapeutas, Osteopatas, Quiropráticos  Licenciados em Massagem Terapêutica e Massoterapeutas Clínicos.

5- TENSÃO MANTIDA- Esta técnica utiliza os princípios da técnica de thrust, porém não ocorre a manipulação. Apenas realiza os acúmulos de parâmetros do thrust, fazendo com que o paciente sinta o relaxamento dos tecidos encurtados. Para empregar este método o terapeuta deverá possuir domínios de anatomia, fisiologia, biomecânica e patologias mio articulares. Utilizados por Osteopatas, Quiropráticos  Fisiatras, Ortopedistas, Licenciados em Massagem Terapêutica e Massoterapeutas Clínicos.


Benefícios - Antes de qualquer atividade o alongamento é fundamental. Faça aquecimento nos membros, muita oxigenação e aumente a circulação sanguínea. Fique em uma posição que você consiga relaxar. Você tem que sentir como se algo puxasse o músculo, mas sem que haja dor. Se doer muito, é possível que o músculo esteja lesionado. Neste caso, um alongamento pode piorar uma lesão. Se você tem muita flexibilidade, é preciso tomar cuidado com alongamento, que podem ferir cápsulas de articulações e ligamentos. Depois de um alongamento é sempre bom fazer algum exercício leve, como uma caminhada, para aumentar a circulação novamente retirar toxinas. Não confundir alongamentos com técnicas de tensionamento ou flexibilidade. Em diversas terapias essas técnicas são empregadas conjuntamente.

6-INTEGRAÇÃO NEUROMUSCULAR – Uma forma de alongar e também de aquecer as articulações antes de algum exercício.Muito comum entre os praticantes de yoga, Yogalates, tai chi chuan e Qi gong.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails