Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lesões no músculo quadríceps femoral


Lesões no músculo quadríceps femoral ocorrem, na maioria das vezes, em desportos que implicam corridas explosivas e chutes, Dos quatro músculos que formam o quadríceps femoral, o reto anterior (RA) é o músculo mais comumente lesionado. Neste artigo faz-se uma revisão da literatura disponível sobre as lesões do RA.

O RA é o único músculo biarticular do quadríceps e participa da extensão do joelho, da flexão do quadril e da estabilização pélvica. A percentagem de fibras musculares do tipo II é elevada (aproximadamente 65%). A junção miotendínea distal é o local mais propício de lesão. Os fatores de risco para a lesão do RA podem ser divididos em intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos incluem historia de lesões musculares (no quadríceps ou nos mm. isquiotibiais), altura (membros inferiores mais curtos, maior risco de lesão), dominância da perna (maior risco na perna dominante) e, diminuição da força excêntrica do músculo quadríceps (recomendam-se mais estudos para sustentar esta afirmação). Como fatores extrínsecos considera-se que um terreno/campo de jogo seco aumenta o risco de lesão no RA.

Programas de prevenção para lesões no quadríceps são escassos na literatura. Portanto, este artigo apresenta recomendações baseadas em opiniões de especialistas. O treino de flexibilidade do músculo quadríceps deve ser incorporado em todos os programas de prevenção. A extensão da articulação do quadril deve ser a ideal para evitar excesso de carga no RA e irritação mecânica do nervo femoral. Exercícios para aumento de força muscular devem ser realizados: fortalecimento dos flexores da quadril, fortalecimento dos músculos extensores do joelho (trabalho excêntrico) e fortalecimento dos músculos abdominais profundos. 

From: Mendiguchia et al, Br J Sports Med 47 (2013), 359-66. Todos os direitos reservados ao BMJ Publishing Group Ltd. & Brit Ass Sport and Exerc Med. 

Traduzido por Joana Borges de Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails