Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alongamento estático


Desde há muito que se acredita que o alongamento estático (AE) reduz o risco de lesões durante o exercício e, por este motivo, tornou-se habitual realizar AE antes do início da atividade física. Estudos recentes evidenciam os efeitos negativos desta prática nomeadamente na diminuição do desempenho, especialmente nos parâmetros de força máxima e explosiva.

Este estudo procurou estabelecer estimativas precisas sobre os efeitos dos AE na função muscular e desempenho físico e sua relevância clínica. Posteriormente, avaliou-se se os efeitos dos AE variavam consoante o tipo de teste de desempenho utilizado (isométrico ou dinâmico) ou consoante outras características específicas consideradas relevantes.


Verificou-se a existência de efeitos negativos significativos e clinicamente relevantes na força muscular máxima e desempenho explosivo, quando se realizaram AE antes de iniciar a atividade física . A forma como os AE influenciaram a força muscular não é ainda clara. De salientar, que os efeitos negativos estiveram claramente mais presentes durante os testes isométricos do que durante os testes dinâmicos. De uma forma geral, os efeitos negativos tenderam a diminuir à medida que se encurtou o tempo de alongamento.

Pode-se concluir que se devem evitar exercícios de AE como atividade isolada de aquecimento. 

 From: Simic et al, Scand J Med Sci Sports 23 (2013) 131-148.
 Todos os direitos reservados a John Wiley & Sons A / S.

Traduzido por Joana Borges de Azevedo – Fisioterapeuta e Mestranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails