Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Lesões na virilha



As lesões na virilha são bastante comuns no futebol. Também um défict de força nos mm. adutores do quadril aumenta o risco de lesão. Desta forma, exercícios de fortalecimento dos mm. adutores são ferramentas importantes na reabilitação e prevenção de lesões nesta área. Apesar de existirem exercícios que comprovadamente aumentam a força deste grupo muscular, não existe informação sobre a intensidade dos exercícios. O objetivo deste estudo foi examinar a atividade muscular do m. adutor longo do quadril durante oito exercícios de fortalecimento dos mm. adutores.

Quarenta jogadores de futebol de elite, do sexo masculino e bem treinados participaram do estudo. Atividade do m. adutor longo foi avaliada por eletromiografia (EMG) de superfície. O EMG foi aferido usando a contração isométrica voluntária máxima (CIVM) como referência. Os exercícios seguintes foram avaliados: (A) adução isométrica com uma bola entre os tornozelos; (B) adução isométrica com uma bola entre os joelhos; (C) adução em decúbito lateral; (D) abdução / adução unilateral em decúbito dorsal; (E ) adução com resistência de um elástico; (F) máquina de fortalecimento de adutores; (G) adução bilateral em decúbito dorsal; (H) adução de Copenhagem

A percentagem mais elevada de CIVM no registo de EMG no lado dominante foi conseguida pelos exercícios B e H (ambos 108%), seguida pelo E (103%), F (99%), D (98%), A (86%), C (64%) e G (14%). Estes resultados podem ajudar o fisioterapeuta a selecionar o exercício mais adequado durante o processo de reabilitação. A adução de Copenhagem é um exercício de alta intensidade dinâmica que pode ser usado em qualquer centro de treinamento, uma vez que não exige nenhum equipamento para a sua realização. 


From: Serner et al. Br J Sports Med (2013). Todos os direitos reservados ao BMJ Pub Group Ltd. & Brit Assoc Sport and Exercise Med. 

Traduzido por Joana Borges de Azevedo – Fisioterapeuta, MSc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails