Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Massagem Miofascial


O deslizamento miofascial, é uma modalidade de massagem, originária nos Estados Unidos, na década de 70. Foi fundada por um fisioterapeuta, de nome John F. Barnes. Cansado da fisioterapia tradicional, e percebendo que nem sempre os resultados eram tão duradouros, John foi a procura de uma técnica que pudesse trazer resultados mais satisfatórios.

A técnica chamada de MyofascialRelease, baseia-se na fáscia do músculo como função primária, para um bom alongamento das fibras musculares. Todo músculo do nosso corpo é envolvido por um tecido conjuntivo chamado fáscia. Ela não só envolve os músculos como também as vísceras, as artérias e as veias. Podemos desta forma então entender a sua grande extensão, e sua importância.

Através de um toque, com pressão leve ou moderada, focado nos locais de restrições musculares, o terapeuta busca um aumento da circulação sanguínea na região, alterações bioquímicas locais, e dessa forma um alongamento da fáscia, e por consequência do músculo. De uma forma geral, a maioria das técnicas tradicionais visa o alongamento somente do músculo, esquecendo do componente fáscia. Se a fáscia não é trabalhada, o músculo retornará a sua posição original. Daí os resultados menos duradouros nas técnicas tradicionais.

É importante frisar que a fáscia tem a propriedade de guardar a memória da posição muscular, e dessa forma, ao manipulá-la durante a terapia o paciente pode vir a lembrar certos episódios ou fatos que ocorrerão no passado com aquele músculo, ou região. Ela pode ser aplicada nas mais diversas patologias músculo esqueléticas, desde um desportista com uma lesão muscular, até um paciente reumatológico idoso com grau de comprometimento maior.

Esta técnica de massagem também pode estar associada a um síndrome com o mesmo nome: A síndrome dolorosa miofascial é definida como uma disfunção neuromuscular regional que tem como característica a presença de regiões sensíveis em bandas musculares contracturadas / tensas que produzem dor referida em áreas distantes ou adjacentes. Esta dor miofascial pode se originar em um único músculo ou pode envolver vários músculos, gerando padrões complexos e variáveis de dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails