Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ginástica no trabalho descontrai e anima


Durante todo o dia de trabalho é muito comum o cansaço físico e as tensões. Assim, dedicar alguns minutos a alguma atividade física - ginástica laboral -, especialmente exercícios de alongamento, pode ser o caminho para relaxar o organismo, renovar as energias e trabalhar melhor.

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.

Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

Benefícios

As atividades físicas garantem o bem-estar e estão cada vez mais populares nas empresas, sempre orientadas por um profissional na área. São sessões geralmente animadas por música e com o acompanhamento de um professor de educação física.

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.

As atividades podem ser realizadas de manhã, antes ou durante o expediente, ou ao fim da tarde. Normalmente, quando realizadas no início da manhã, estes exercícios servem para despertar para o trabalho, já que o pessoal fica mais animado.

Porém, a atividade não pode ser obrigatória. O trabalhador deve se sentir à vontade. Só assim, os dez ou vinte minutos gastos durante os exercícios são compensados com a melhoria e até aumento da produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails