Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Homens X osteoporose


Estudo mostra que osteoporose atinge igualmente homens e mulheres

Para muitos, osteoporose era um mal que afetava apenas as mulheres. Engano. Os homens têm quase a mesma chance de sofrer a doença.

A tese foi comprovada pela organização não-governamental (ONG) Instituto Ortopedia & Saúde, que realizou pesquisa para descobrir a incidência da doença entre homens e mulheres. Segundo o estudo, feito com 250 homens e 250 mulheres, a ocorrência da osteoporose no fêmur entre eles é de 15%, próximo dos 18% entre elas. Os índices de ocorrência da doença na coluna são de 35% e 43%, respectivamente.

O primeiro estágio é a osteopenia, quando os ossos estão pouco comprometidos. A pesquisa mostrou que nesse caso os homens superam as mulheres quando o mal acomete a coluna (50% e 43%). Segundo Marcelo Pinheiro, reumatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a doença atinge um homem para três mulheres. Mas o quadro vai mudar. "Em 20 anos, aumentará a incidência nos homens. Entre elas, os índices vão se estagnar." A explicação é que, nos últimos 30 anos, as campanhas de prevenção foram focadas nas mulheres.

De acordo com o especialista, uma pesquisa realizada no ano passado com pessoas acima de 40 anos revelou que 12% dos homens tinham sofrido pelo menos uma fratura de osso causada pela osteoporose. Entre as mulheres, o índice foi de 15%.

Presidente da ONG, o ortopedista Fabio Ravaglia explica que a doença atinge os homens principalmente na andropausa - quando cai o nível de testosterona, o hormônio responsável pelas características masculinas. "A partir dos 35 anos, quando se atinge o pico do índice de massa óssea, as perdas são maiores do que as reposições." Quando o homem chega aos 65 e tem histórico de condutas de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo, o risco da doença é maior.

"Os homens devem fazer o máximo de exercícios físicos para fortalecer os ossos", recomenda o ortopedista. Outras dicas são adotar dieta rica em cálcio (presente principalmente no leite e derivados) e evitar álcool e cigarro. Também é importante realizar exames preventivos - o que, segundo a pesquisa, é ignorado pelos homens: 80% dos 250 entrevistados mediram pela primeira vez a densidade óssea durante o estudo. Entre as mulheres, somente 18% estavam na mesma situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails