Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Massagem, exercício e relaxamento muscular


Você já ouviu isso antes: um dos mais efetivos redutores de estresse é o exercício físico regular. Evidências demonstram que pessoas com boa forma física não sofrem tanto com estresse [fonte: University of Iowa].

Você já notou que quando se exercita, sua mente passa a ter pensamentos positivos? Isso acontece porque a prática esportiva libera endorfina, substância química que estimula o bom humor e o pensamento positivo.

Exercícios também representam uma boa válvula de escape da energia que o estresse provoca. Além disso, praticar exercícios melhora a circulação sangüínea no cérebro e garante melhor oxigenação, o que resulta em inúmeras vantagens incluindo o raciocínio rápido.

Existem diversos tipos de exercícios para reduzir o estresse, então você pode escolher o que você preferir. Caminhada, corrida e jogos esportivos, todos aliviam o estresse. Para obter os benefícios dos redutores de estresse, os especialistas recomendam a prática de exercícios por meia hora, três vezes por semana.

Massagens também reduzem significativamente os níveis de estresse ao eliminar tensão nos músculos. Segundo estudos, massagens não apenas ajudam a aliviar o estresse, mas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico que pode ter se enfraquecido com o estresse [fonte: MayoClinic].

Nem todos têm condições ou tempo de receber uma massagem profissional. Por sorte, existem alguns métodos de massagem que você pode realizar sozinho. Você pode fazer uma efetiva massagem anti-estresse nas mãos, nos pés, no rosto, nos braços, nas pernas e nos ombros. Movimentos circulares suaves sobre os músculos por alguns minutos ajudam a aliviar a tensão.

No início do século 20, o médico Edmund Jacobson inventou um processo, chamado relaxamento progressivo, que realmente reduz o estresse. Trata-se de uma auto-massagem que promove relaxamento progressivo dos músculos. Comece pela cabeça e vá seguindo em direção aos pés (ou às mãos, desde que siga uma única direção). Veja abaixo os passos.

1.De maneira gradual, tensione os músculos do pé até que esteja contraindo os músculos intensamente.
2.Mantenha os músculos contraídos por cerca de 5 a 10 segundos.
3.Relaxe o pé.
4.Preste atenção à redução da pressão nos pés por alguns segundos.
5.Repita esses procedimentos no outro pé, depois siga o movimento em direção a outras partes do corpo, focando-se em diferentes músculos por vez [fonte: Helpguide.org].



Além dessas técnicas, mudar a forma como respiramos e fazer intervalos para meditar ajudam muito no relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails