Páginas

domingo, 20 de setembro de 2009

Crioterapia


Crioterapia s. f. (fr. cryothérapie; ing. cryotherapy). Emprego terapêutico das baixas temperaturas, sob a forma de duchas ou de banhos frios, de aplicações locais de gelo, de neve carbônica ou de cloreto de etilo.

Todos nós já vimos em jogos de futebol a aplicação de cloreto de etilo, nas regiões lesionadas. O seu eficaz efeito faz com que muitas vezes se chame a este tipo de sprays de mágico.
A crioterapia é uma das principais técnicas utilizadas na traumatologia desportiva, sendo também entre todas, a mais econômica e a de mais fácil acesso.
Como todas as terapias aplicadas na medicina desportiva, também a crioterapia tem indicações e contra-indicações.

Os efeitos fisiológicos associados ao uso da crioterapia são:

a) Anestesia;
b) Redução da dor (efeito de analgesia);
c) Redução do espasmo muscular;
d) Estimulo do relaxamento;
e) Facilita a mobilização precoce;
f) Melhora a amplitude de movimento;
g) Estimula a rigidez articular;
h) Redução do metabolismo;
i) Redução da inflamação;
j) Redução da circulação;
k) Redução do edema; e,
l) Quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

Como contra-indicações podemos apontar entre outras as seguintes situações:

a) Queimaduras;
b) Gangrena;
c) Resfriados, etc.

Técnicas de tratamento

Bolsas frias

Este tipo de bolsas podem ser compradas por um preço bastante baixo e são reutilizáveis. Normalmente são fabricadas com um fel de sílica e existem diversos tamanhos e formas. A temperatura de armazenamento deverá ser de aproximadamente de -5ºC e ser colocada no frigorífico pelo menos duas horas antes. Por uma questão de assepsia deve-se colocar um pano entre a bolsa e a zona lesionada. Este pano não deverá ser muito espesso para que o frio possa passar. Este princípio aplica-se a todas as técnicas onde se utilize um pano.

Compressas frias

Geralmente usadas em casa, quando ocorrem pequenos traumatismos (nomeadamente com crianças), consiste no molhar de uma toalha em água fria ou na colocação de gelo moído dentro de uma toalha.
Este é um método pouco eficaz, devendo ser aplicado durante um período de tempo, não inferior a 5 minutos.

Massagem com gelo

Ao contrário do que muita gente (quase todos os agentes desportivos) afirma, o gelo pode ser aplicado diretamente. Diretamente sim, fixo não. O gelo direto tem de ser aplicado sobre a forma de massagem. Por norma é extremamente eficaz em zonas como a região tíbio-társica, o joelho e as articulações do membro superior. A massagem deve ser efetuada sempre no sentido da circulação de retorno ou seja em direção ao coração.

Banho de imersão

Eis uma das técnicas mais eficazes e menos aplicadas no desporto nos nossos dias.. Ao fim da prova entra numa banheira de água e gelo para evitar as micro-rupturas tão comuns em alguns esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails