Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As incômodas e dolorosas caimbras


Um dos problemas que aflige atletas e médicos são as incômodas e dolorosas caimbras musculares. Estas, porém não é um problema exclusivo dos atletas afetando toda a população em geral especialmente os mais sedentários. Nos atletas, as caimbras surgem com maior freqüência durante ou após um grande esforço e/ou em climas muito quentes.

Causas:

As principais causas são, quando a competição se desenrola em ambientes muito quentes e o organismo perde uma grande quantidade de líquidos. Esta perda exagerada de líquidos pode, além de provocar a desidratação, predispor o músculo a sofrer uma cãibra muscular, pese embora a inter-relação entre estes fatores ainda não ser cientificamente conhecida. No entanto, a diminuição do glicogênio e a perda de sais minerais, podem contribuir para o aparecimento das referidas caimbras.

Podem contribuir para o aparecimento de caimbras, o calçado (incluindo meias e ligaduras elásticas) demasiado apertados, o acumular do ácido láctico nos músculos e as infecções.

Como prevenir o aparecimento das caimbras?

Deve o atleta efetuar um treino adequado ao exercício/competição seguinte, efetuando um prévio e correto aquecimento e fazer o uso devido dos equipamentos auxiliares à sua atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails