Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2020

Massagem terapêutica



A massagem terapêutica (ou massoterapia) consiste principalmente na manipulação manual de tecidos moles do corpo, membros e articulações

As manobras têm o objetivo de estimular o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea, reduzir os níveis de estresse e até mesmo beneficiar a saúde mental e prevenir doenças

Vale destacar que não se trata simplesmente de uma massagem relaxante. A massoterapia possui técnicas e modalidades específicas, visando atingir benefícios com relação à saúde física e ao bem-estar

Seu uso é bastante abrangente, visto que pode fazer parte da rotina de idosos, atletas, pessoas com artrite e artrose, pessoas portadoras de patologias oncológicas, etc. Sendo utilizada, em cada caso, com um objetivo específico.

Existem diversas técnicas de massoterapia. Entretanto, de forma geral todas possuem benefícios em comum. Como exemplo, podemos citar:
  • Redução de tensões musculares;
  • Aumento da sensação de bem-estar físico;
  • Melhor circulação sanguínea;
  • Maior qualidade do sono;
  • Prevenção de algumas doenças;
  • Alívio do estresse e ansiedade.
Os atletas são grandes adeptos da massagem terapêutica. Geralmente seu uso ocorre antes e depois de treinos, proporcionando a redução das tensões musculares.

Além disso, é predominante a prática da massagem associada à fisioterapia, com o objetivo de auxiliar na recuperação de lesões, torções ou desconfortos musculares. Dessa forma, a massoterapia é realizada em associação à medicina esportiva.

São muitos os tipos existentes de massagens com funcionalidades terapêuticas. Elas originam-se a partir de diferentes culturas e regiões. Consequentemente, variam também com relação às suas técnicas e objetivos.

Ainda não existem estudos que comprovem que a massagem, por si só, possa ter efeito de cura, porém, ela pode trazer vários benefícios à saúde e ser uma importante aliada nos tratamentos. 

Por exemplo, na medicina esportiva é muito comum que as técnicas de massoterapia auxiliem no tratamento de lesões. Entretanto, somente a massagem, sem o auxílio da medicina esportiva, não é 100% efetivo.

Além disso, diversas são as técnicas voltadas à eliminação de tensões causadas por estresse diário ou traumático. Da mesma forma, a massagem auxilia na redução desses sintomas e pode proporcionar um relaxamento intenso, mas em casos de problemas crônicos não será curativa.

Portanto, ela nunca deve substituir a orientação médica ou o tratamento indicado por especialistas.

A frequência da massagem terapêutica varia devido a diversos fatores: recomendação médica ou do massagista, condição física do cliente, questões financeiras e tempo disponível. 

Também não há uma recomendação geral preestabelecida. Assim, cada pessoa pode incluir a massagem em seu dia a dia da forma mais adequada dentro de suas condições e orientações especializadas.

Além disso, pode ser que você não precise fazer a massagem no corpo inteiro em todas as sessões. Visto que, em alguns casos, apenas algumas técnicas já são o suficiente para atingir o resultado desejado.

Estudos mostram que a massagem terapêutica pode causar não só benefícios físicos ou sensações de bem-estar, muitos comprovam que pode auxiliar em casos de doenças psicológicas como a depressão e ansiedade.

Apesar disso, é sempre recomendado procurar especialistas para um diagnóstico preciso e confiável, pois em caso de doença ou dores crônicas você terá o tratamento ideal. 

Dessa forma, após a liberação médica, é possível utilizar a massoterapia como único tratamento ou de forma complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails