A realidade é que a espessura da fáscia é a principal responsável pela definição muscular, pois quanto mais fina ela for, mais detalhes das fibras musculares ela mostrará. Normalmente, a espessura da fáscia muscular é de origem genética mas pode ser trabalhada através do treino, dos alongamentos e da massagem profunda. Quanto mais espessa for a fáscia menos elástica ela é, o que pode tornar a hipertrofia num processo mais demorado. Isto acontecerá pois a fáscia é obrigada a esticar para acompanhar o crescimento muscular.
Por norma, os atletas têm uma fáscia muscular mais fina permitindo ver todos os detalhes das fibras musculares. Já repararam que quando começaram a treinar foi difícil conquistar a hipertrofia da massa muscular, mas, se pararmos de treinar por um período de tempo e depois recomeçarmos é mais fácil voltar a ganhar aquele músculo do que foi ao princípio? Muitos denominam este fenômeno por memória muscular.
Mas a razão de ser mais fácil recuperar a massa muscular deve-se também ao fato de a fáscia muscular já ter mais elasticidade, já foi esticada anteriormente e agora já não oferece tanta resistência ao crescimento muscular. Podemos esticar e afinar a fáscia muscular alongando.
Como é que a massagem pode ajudar na hipertrofia? É comum os atletas recorrerem à massagem com auxílio no afinamento da fáscia muscular, tentando desta forma tornar a sua definição muscular mais aparente. A massagem profunda liberta a adesão dos tecidos, descompactando o tecido muscular e melhorando a separação dos vários compartimentos. A massagem promove um aumento de flexibilidade nos músculos, reduz a rigidez e aumenta a elasticidade dos tecidos envolventes (fáscias) permitindo ao treino de hipertrofia ser mais produtivo e não sofrer a resistência criada pela fáscia muscular. Para além destes benefícios, a massagem tem muitos outros benefícios que podem ajudar no processo de recuperação e regeneração .
Nenhum comentário:
Postar um comentário