Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2018

A massagem tem poder anti-inflamatório e de cicatrização do tecido muscular lesionado



Um estudo científico realizado com 11 atletas voluntários nos Estados Unidos da América (EUA) e que foi recentemente publicado na revista Science Translational Medicine, afirmou que a massagem tem poder anti-inflamatório e é eficiente na cicatrização do tecido muscular lesionado. Sendo assim, os cientistas determinaram que este procedimento atua na geração de sinais químicos neurotransmissores que reduzem o processo inflamatório e excita as mitocôndrias (estruturas celulares responsáveis pela respiração celular), atuando também na recuperação da dor localizada e persistente em músculos, tendões, ligamentos, articulações e ossos de qualquer área corporal, beneficiando indivíduos idosos ou que sofreram lesões traumáticas profundas e também com doença inflamatória crônica, a pesquisa também afirma que mesmo apesar de a massagem não inibir os metabólitos musculares, o seu poder anti-inflamatório, diminui o estresse muscular (CRANE et.al.2012). 

Este estudo confirmou sobre o processo da Metanálise, que se baseia em reunir todas as informações das pesquisas realizadas em pacientes com determinada condição e ser aplicada a mesma terapia ou procedimentos semelhantes. E salienta que os melhores resultados são obtidos com uma população maior de estudo, e se estes mesmos forem iguais para diferentes grupos de amostra, a probabilidade do efeito de intervenção é maior. Afirma ainda que esta análise pode ser feita em toda a população, de crianças a idosos e de diferentes patologias. Fazendo-o ser reconhecido externamente e instigando outros a realizar novos estudos sobre o tema (BRASIL, 2012, p.14). A idade do paciente, seu metabolismo, o uso de vitaminas, a secreção da Insulina, o sistema imunológico em pleno funcionamento e até sua etnia influenciam diretamente na recuperação do tecido lesionado (VERSAGI, 2015, p.260). 

Indicações 
A massagem não é indicada somente para o relaxamento muscular ainda que ela atue no sistema nervoso autônomo, mas também na eliminação das toxinas, pois seus movimentos estimulam o sistema venoso e linfático. E em outros casos age em determinadas condições patológicas, quando esta é indicada por um médico (CASSAR, 2001, p.162). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails