Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Explicação da Atuação da Massagem Desportiva



É consensual dividir-se a Massagem Desportiva em  Massagem Pré-evento (Preparação) Massagem Inter-evento (Preparação e Recuperação) Massagem Pós-evento (Recuperação) Massagem de Tratamento (Reabilitação) Massagem de Manutenção .

Massagem Pré-evento 
É usada como um suplemento para a fase de aquecimento pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. Melhora também a flexibilidade dos tecidos e prepara o atleta para sua performance máxima. 

Através da massagem vigorosa e localizada por grupos musculares, das pressões, mobilizações e alongamentos, visa prevenir lesões bem como aumentar o nível competitivo (performance) do atleta ao colocar a estrutura músculo-esquelética num patamar de otimização superior, por estimulação da produção de adrenalina, libertação da fáscia e outras estruturas do tecido conjuntivo, aumento da circulação sanguínea (hiperemia) com inerente aumento da oxigenação celular, redução da tensão/tônus muscular e ainda providenciando mais sentido cinestésico que ajude a criar uma atitude positiva no atleta, preparando-o para a competição. 

Se a massagem for feita muito próximo da prova, deverá ser de 10 a 15 minutos, rápida e vigorosa pois o efeito sedativo é totalmente contraindicado. Também deverá terminar pelo menos a cerca de 30 minutos do início da competição. 

Massagem Inter-evento 
Deve ser observada a existência de áreas de tensão excessiva as quais devem ser objecto de manipulação no sentido da sua eliminação. Ajuda à circulação linfática uma vez que esta pode acelerar o processo de recuperação. Visa ainda recuperar rapidamente o atleta do esforço dispendido ao mesmo tempo que se prepara para novo ciclo de sobrecarga muscular, mantendo toda a amplitude de movimento e potência muscular. Concentra-se apenas em grupos musculares/áreas corporais mais solicitadas no exercício da modalidade. Deve ser também uma massagem curta de 5 a 10 minutos. Tal como na massagem pré-evento, o efeito sedativo é totalmente contraindicado. 

Massagem Pós-evento 
Atua na descompressão, reduzindo os espasmos musculares, devolve a flexibilidade, liberta os produtos criados pelo metabolismo durante a competição, promove o alcance normal do tônus e alongamento muscular, acelera o processo de recuperação do esforço e fadiga, facilita a circulação sanguínea e linfática, melhora o retorno dos atletas aos altos níveis de treino e reduz o risco de lesões. Recupera as estruturas sobrecarregadas, cria as condições ideais à reconstrução proteica do tecido muscular desgastado e reabilita no caso da existência de lesões produzidas por acidentes desportivos. 

Nas mobilizações restabelece o movimento articular e providencia o alongamento dos tecidos moles. Adicionalmente repõem-se os níveis de oxigênio, facilita-se a drenagem venosa e linfática, reciclam-se os sub-produtos metabólicos, reduz-se a tensão/tônus muscular e devolve-se a flexibilidade. Era consensualmente aceite que ajudava também à eliminação do ácido lático, produzido durante o esforço e usado como fonte de produção de energia aeróbica pelo tecido muscular. No entanto, estudos recentes demonstram que a eliminação de ácido lático pela massagem é residual. Ainda assim, várias toxinas são drenadas para o sistema linfático durante a massagem e posteriormente recicladas ou eliminadas pelo organismo, podendo por isso dizer-se que a massagem é também um princípio ativo neste processo. 

Para eliminar a possibilidade de rigidez muscular tardia e trazer mais proveito ao atleta, é aconselhável ser aplicada num período curto após a prova, sendo o ideal cerca de 2 horas depois. 

Massagem de Tratamento/Terapêutica 
Ocorre em regra em caso de lesão, situação na qual o acompanhamento por um médico fisioterapeuta é imprescindível para o correto diagnóstico da patologia em causa e para orientação das técnicas de massagem de recuperação a executar, sendo que o tratamento fisioterapêutico será, com toda a certeza, necessário antes da fase de recuperação através da massagem, pois poderá ser necessário o uso de outros meios de intervenção suplementar, nomeadamente, laser, ultra-sons, correntes, termoterapia/crioterapia, etc. 

Na fase de tratamento a massagem tem como objetivo principal ajudar à rápida reabilitação do atleta, assegurando um correto processo fisiológico evolutivo de forma a encurtar o tempo de retorno à atividade. Ainda nesta fase é dada especial atenção às técnicas mio-fasciais, à orientação dos tecidos moles e à forma de aplicação da técnica de massagem. A circulação linfática deve ser tida em consideração e a sua técnica adicionada de forma a reduzir e eliminar com maior sucesso o edema. 

Massagem de Manutenção 
A fase de manutenção, aquela que por vezes o atleta descura mais, pretende manter a performance, minimizar o desgaste muscular, flexibilizar e tonificar, sempre orientado para a manutenção do equilíbrio músculo-esquelético. 

Minimiza os efeitos negativos dos movimentos de repetição, tratando as áreas de tensão. É dada particular atenção às áreas de inserção, tendões, ligamentos, ligações mio-tendinosas e estruturas mio-fasciais.  Os efeitos da massagem em regra são graduais e cumulativos e a Massagem de Manutenção obedece a esse mesmo princípio. A rotina de massagem acaba por conseguir reduzir a hipertonicidade e o espasmo muscular, alongar e libertar tecido conjuntivo nas áreas de stress, potenciar a flexibilidade e a amplitude do movimento e diminuir a rigidez e os efeitos causados pelo rompimento das estruturas musculares associadas ao esforço intenso. 

Um atleta que treina 5 dias por semana e compete regularmente deverá receber uma massagem uma vez por semana (corpo inteiro). Em semanas de treino intenso é benéfico que receba 3 sessões de massagem localizada. A massagem desportiva funciona na perfeição para todas pessoas que fazem algum tipo de desporto, seja como profissão, hobby ou prática amadora. Por exemplo, no caso das pessoas que regularmente frequentam um ginásio é fortemente recomendada como um complemento ao treino e é altamente indicada para evitar lesões musculares, recuperar e preparar o corpo para o esforço produzido pela atividade física. 

Efeitos 
O efeito da massagem é imediato. No entanto, como referido anteriormente, apenas uma rotina de continuidade trará benefícios de caráter permanente. 

Benefícios Dos vários benefícios, podemos destacar os seguintes:
 Diminui o risco de lesão muscular e tendinosa 
Promove a recuperação de lesões Promove a recuperação da fadiga muscular Rompe aderências Reduz o espasmo muscular 
Tonifica o tecido muscular 
Melhora a mobilidade articular 
Aumenta o fluxo sanguíneo 
Estimula o processo de cicatrização 
Melhora a consistência do treino 
Aumenta a confiança 
Permite maior longevidade na prática da modalidade 

Vantagens 
Todos os atletas desejam aumentar as suas performances desportivas. Para conseguirem os melhores resultados, seguem um plano de treino rigoroso que faça aumentar as suas capacidades e habilidades, como a força, resistência e velocidade. No entanto, o aumento dos níveis dos treinos aumentam também a probabilidade de ocorrência de lesões musculares que, por vezes impedem a competição durante meses e em casos mais graves podem mesmo impedir a continuidade do atleta. 

 Por isso, um dos maiores benefícios reside na prevenção para o atleta na sua prática desportiva de modo a evitar qualquer tipo de lesão músculo-esquelética. Caso ocorram, o tratamento de lesões consiste noutro resultado positivo oferecido pela massagem. No entanto, são diversos os benefícios que o atleta pode ter e que de forma indireta contribuem para a melhoria do seu estado geral e da sua performance em particular:

 Tratamento de lesões musculares 
Aumenta a circulação e ajuda a eliminar toxinas 
Estimula o movimento dos fluídos linfáticos 
Estimula a produção de adrenalina 
Aquece os tecidos do corpo 
Aumento do desempenho do atleta 
Evitar a fadiga muscular Diminui a tensão e rigidez muscular 
Aumenta a flexibilidade e melhora os movimentos articulares 
Promove maior concentração 
Estimula o processo de cicatrização 

Objetivos 
É uma massagem específica para aliviar as tensões musculares e as inflamações dos músculos depois dos eventos desportivos. É também muito utilizada para aquecer e relaxar os músculos antes das provas, seja em atletas amadores ou de alta competição. Quem faz exercícios em ginásio, por exemplo, para ganhar força muscular ou se sentir melhor, deve ter a noção que o descanso entre os períodos de esforço físico é muito importante. Sem ele, a musculatura não tem hipótese para se fortalecer. Quem treina demais e não tem períodos de descanso, tem muito maior risco de lesões na musculatura, nos tendões e no esqueleto. As dores nas articulações podem aumentar. Para ter um ótimo treino, é necessário descansar os músculos. Se o atleta não tem tempo suficiente para recuperar a musculatura, precisa de um auxílio complementar, como aquecimentos prolongados antes dos treinos, alongamentos ou massagem. A massagem desportiva usa muitos alongamentos terapêuticos com a finalidade de esticar as fibras musculares para o tamanho normal. O alongamento pode ser feito com um grupo de músculos ou isoladamente para um ou dois músculos que precisam de maior atenção. A massagem é sempre indicada como auxílio para o alongamento, porque muitas vezes as contraturas musculares ou a rigidez geral impedem o movimento. É normalmente uma massagem personalizada para cada atleta, considerando o desporto praticado, as patologias afetas ao atleta ou à sua área de atuação, a intensidade desportiva (calendário desportivo), a existência de historial médico associado e o estado das estruturas músculo-esqueléticas. 

  Treino Muscular Excessivo 
Quando um atleta aumenta a sua rotina de treino, quase sempre utiliza os músculos de forma exaustiva, causando stress nos tecidos musculares. Um dos problemas é que estes atletas, com a ânsia de melhorarem, ignoram as dores musculares, o que é um erro completo, porque estas dores musculares iniciais podem transformar-se em lesões graves que podem até acabar com uma carreira. Quanto mais ignorarem uma lesão, mais susceptíveis ficam para novas lesões e dores musculares. 

Fazer a Massagem Desportiva 
Uma das formas de encorajar os músculos a recuperarem após o treino é através da massagem desportiva, porque alivia todas as tensões e acelera a reconstrução das fibras musculares. Com isto o sangue e oxigênio podem voltar aos músculos e fazer uma reparação eficaz dos tecidos musculares, originando músculos mais fortes e resistentes. Por isso é que as massagens desportivas são tão utilizadas em alta competição, já que ajudam os atletas a prevenirem lesões por utilização muscular excessiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails