Páginas

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Massagem e tensões e academia


Um dos objetivo tanto da psicoterapia quanto da massagem é uma vida agradável com bons sentimentos, no entanto, nosso corpo é "repositório" de muitas experiências, muitas delas incompletas, com sentimentos que ainda estão entranhados nos músculos, que faz com que esses se tornem contraídos e defendidos e muitos vezes, doloridos. Essas contrações determinam ou influenciam o grau de vitalidade da pessoa e também sua capacidade respiratória. E como essas tensões são inconscientes e muitas vezes profundas, exercícios praticados em academia não tem muita eficácia.

É muito comum quando se fala em tensões musculares pensarmos em pernas, braços ou mesmo abdômen, mas a tensão vai muito além disso, a tensão acontecem a órgãos viscerais, intercostais, diafragma, tubos do aparelhos digestivo, fáscias, pescoço e na própria estrutura da coluna, etc. Essas tensões inibem a espontaneidade tanto do comportamento como do funcionamento orgânico natural do corpo.

A massagem como qualquer tratamento não é uma panaceia que resolve todos esses problemas, mas é um método bem eficaz de relaxamento profundo porque tem uma ação tanto mecânica quanto energética que estimula o sistema nervoso, o peristaltismo e o sistema circulatório, tanto o sanguíneo quanto o linfático. Esse relaxamento estimula a eliminação de toxidade e também tende a regular o sistema vegetativo, o que facilita em muito o tratamento de traumas e a eliminação de energias emocionais estagnadas que causam o mal estar habitual no corpo engessado.

A massagem é um tratamento, e deve ser encarada como tal para que tenha melhores resultados. O corpo para se apropriar de um novo funcionamento e de uma carga energética diferente deverá conviver com esse novo estado durante algum tempo e o tempo permite que uma nova configuração cerebral seja elaborada e estabilizada para o universo total do corpo. É esse continuo que vai gerar um estado duradouro e vivido como normal pelo corpo, que até então estava encouraçado. Digo isso porque existe uma tendência ao retorno das couraças, ao retorno do bloqueio, pois se a energia do trauma foi liberado a mesma coisa não aconteceu com o registro do acontecimento que gerou a defesa, que fica sujeito a diversas associações feita pelo cérebro.

A massagem para ser eficaz tem necessidade de continuidade, entendimento e alguns insites por parte do cliente, pois o estado do corpo vai mudar e também a relação que esse tem consigo mesmo. Esse tempo de adaptação é um acolhimento e um re-conhecimento que vai se cristalizando conforme a liberdade que o sistema vegetativo vai conseguindo. A massagem pode ser combinada com análise. É ótima para acordar as sensações e fixações que estão entranhadas no inconsciente, que trazidas pra consciência poderão ser trabalhadas dentro de uma análise verbal.
Andrade de Campos
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6087755

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails