Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Massagem funcional para corredores de provas de rua



Para os atletas amadores desfrutarem melhor do resultado da corrida, informamos que a massagem pode melhorar o desempenho, prevenir lesões e promover a recuperação rápida após as corridas.

Chamamos estas técnicas de Massagem desportiva e a Massagem Funcional, que se concentram em cuidar e aliviar as dores de tecidos moles (músculos) e lesões que são associadas com atividades de corrida de rua e outras práticas desportivas. A massagem pode reduzir a rigidez muscular e melhorar o relaxamento, reduzindo a frequência cardíaca e pressão arterial, eliminando todas as substâncias tóxicas que limitam o movimento durante a corrida ou pós-corrida.

Enquanto muitos atletas estão convencidos dos benefícios físicos da massagem, a investigação sobre a sua eficácia está crescendo nas universidades. A massagem envolve a aplicação de pressão mecânica sobre os tecidos moles, e isto tem sido associado com a flexibilidade dos músculos, aumento da amplitude de movimento das articulações e diminuição da rigidez muscular, gerando consequentemente melhor reflexo, mais rapidez, mais velocidade, vencendo assim os próprios limites.

Recentemente, pesquisadores da Universidade McMaster informaram que a massagem profunda após um treino intenso faz com que os músculos ampliem o crescimento de novas mitocôndrias, que são responsáveis ​​pela conversão de nutrientes em energia útil.

Para este estudo, os pesquisadores selecionaram grupos de homens a se exercitar até a exaustão. Após o treino, os homens receberam uma massagem profunda do tecido em uma perna por 10 minutos. Biópsias musculares foram retiradas a partir de um músculo (quadríceps) antes e após o treino, e de ambos os músculos imediatamente depois de uma massagem de 10 minutos em uma perna, e, novamente, duas horas e meia mais tarde. A massagem profunda do tecido aumentou o tamanho e número de mitocôndrias dos que receberam a massagem comparado aos que não receberam. O aumento das mitocôndrias pode melhorar o desempenho de resistência e da taxa de oxigênio que os músculos podem utilizar.

A pressão da massagem pode também melhorar o fluxo sanguíneo durante a massagem e aumentar a temperatura do músculo. A maioria das pessoas relata uma sensação de puro relaxamento, menos ansiedade e melhora do humor como resultado. Os atletas podem realmente encontrar uma vantagem nesses benefícios psicológicos associados ao planejamento do treino de força, relaxamento, associado à massagem rápida antes dos treinos e suave e profunda pós-treino.

Quem está iniciando nesta atividade deve realmente procurar mais informações com seu técnico e ou personal training e usufruir dos benefícios da massagem para o bem-estar.


Referências:
Nessi, A. Massagem Antiestresse – Teoria e Prática para o Bem Estar – 5ª edição. Phorte Editora, São Paulo – 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails