Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Massagem em uma corrida de rua



A oferta de massagem em uma corrida de rua é um dos serviços mais valiosos para corredores, uma vez que ajuda no processo de aquecimento do corredor e na reabilitação pós-prova.
De forma sucinta, a massagem atua nos músculos podendo estimulá-los ou relaxá-los, melhorando também a nutrição devido a um maior aporte sanguíneo.
Ao mesmo tempo, a massagem ajuda a melhorar o funcionamento do sistema linfático, esvaziando os ductos coletores de linfa (substratos indesejáveis no organismo) e melhorando todo o processo circulatório, condições da pele e possíveis edemas.
No sistema nervoso, o uso de massagens atua principalmente no sistema parassimpático, relaxando e regulando a liberação dos mediadores químicos, como as ocitocinas.
Um esportista que se encontra mais relaxado, com a musculatura em menor grau de tensão, pode render mais em sua prática esportiva.
No caso dos corredores que enfrentam corridas de 5 até 42 km, uma musculatura menos tensa promove um melhor rendimento durante a prova, fazendo com que o músculo tolere as todas as cargas de absorção e produção de energia de uma maneira mais suave, reduzindo assim a fadigas e as lesões por uso demasiado.
No pós-prova, a massagem aumenta o aporte sanguíneo, fazendo que o organismo drene o ácido láctico acumulado nos músculos durante a atividade física intensa, o que reduz os índices de fadiga dos atletas.

Tipos de massagem e duração

Em relação às técnicas, para o período anterior à prova, a massagem desportiva é a mais indicada, pois, uma vez que ela é feita de forma rápida e vigorosa, estimula a produção de adrenalina.
Um músculo que recebe toda esta carga de estímulo antes de uma prova se prepara para a prática esportiva. Ou seja, está pronto para gerar o seu máximo, pois foi estimulado previamente, não necessitando assim se adaptar durante o início da prova.
Para o pós-prova, o ideal é uma massagem de recuperação ou recovery, focado nos membros inferiores para o estímulo do retorno do sangue venoso, o que pode reduzir o acumulo do ácido láctico nos músculos.
Em relação à duração, no caso da massagem desportiva ou de estímulo, podemos falar em sessões de até 50 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails