Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Massagem: Antes ou depois do exercício?



As manobras corporais ajudam a relaxar a musculatura, aliviar a tensão e o estresse e a acelerar o processo de recuperação pós-treino. Saiba quando se entregar a esses cuidados
Bom treinamento, musculação, dieta equilibrada, suplementação, tênis adequado. Se você deseja melhorar sua corrida, deveria ainda acrescentar a massagem a essa lista. Um trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa do Toque da Escola de Medicina da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, em conjunto com a Universidade Duke, mediu os índices bioquímicos do organismo após terapia da massagem e encontrou grande redução dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse), norepinefrina (neurotransmissor ligado ao aumento de ansiedade) e dopamina (estimulante do sistema nervoso central). A pesquisa apresentou também aumento nos níveis de endorfina (neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar) e serotonina (substância calmante e sedativa). Tudo isso colaboraria para a diminuição das dores musculares após um treino ou prova.
A massagem também seria capaz de reduzir espasmos musculares e até o estresse psicológico, acelerando a recuperação e preparando o corpo para correr novamente, podendo, dessa forma, contribuir para melhora do desempenho. Ou seja, é tudo de bom para o corredor!

Antes ou depois do exercício?

Depende do que você espera do procedimento.  Uma boa massagem desportiva, realizada antes do exercício, ajuda a evitar problemas especialmente na época mais fria do ano, quando os músculos costumam ficar mais tensos e contraídos. Isso porque promove aumento local da circulação sanguínea e aumento da temperatura corporal, fazendo com que os músculos dos membros inferiores ganhem maior oxigenação. Essa massagem estimulante, que deve ser realizada imediatamente antes do treino, deve durar no máximo 20 minutos.
Já após a prática esportiva, ela favorece o relaxamento, no entanto, deve ser feita em outro momento do dia – e não logo em seguida à atividade física. Até porque a duração também é mais longa, cerca de 1h. A massagem desportiva é feita com deslizamentos ao longo da musculatura, no sentido da fibra muscular e da contração. Ela usa pressão de média a forte, respeitando a tolerância do paciente, afim de atingir a musculatura que foi  exigida no exercício, aliviando a dor, diminuindo o edema (inchaço) e a sensação de ‘peso’ nas pernas.
Mas atenção: portadores de insuficiência cardíaca ou renal, trombose venosa profunda, infecções, alterações cutâneas na região a ser tratada (feridas, inflamações, eczemas) ou ainda com lesões musculares agudas, como no caso de estiramento ou distensão muscular recente (a massagem prejudicaria a cicatrização do tecido, criando uma espécie de calcificação no lugar do músculo) devem ter cuidado ao optar pelo procedimento, informando previamente o profissional sobre essas limitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails