Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Massagem e ciclismo



O ciclismo impõe constrangimentos musculares em relação com a intensidade e a duração do esforço. A tolerância do esforço e os gastos energéticos dependerão das condições climáticas, da intensidade e direção do vento.
Uma boa bicicleta bem adaptada pode, com efeito, limitar os constrangimentos, mas os quilomêtros percorridos far-se-ão sentir !
As contraturas não são raras e a massagem pode revelar-se uma resposta maravilhosa não medicamentosa aos sofrimentos musculares.

Massagem de preparação para o esforço antes da saída.

Tradicionalmente reservada aos competidores, pode também ser usada em automassagem por todos os apaixonados de bicicleta.

Objetivo da massagem

Preparar o esforço.
Esta massagem é tonificante, energética, estimulante e de curta duração.
Sera efetuada de preferência nos membros inferiores portanto nas coxas e nas panturrilhas, complemento dum aquecimento dos músculos para libertar os constrangimentos, lubrificar as articulações e solicitar o sistema cardiovascular.
Pode-se realizar uma automassagem com óleos e bálsamos quando está frio para aumentar a temperatura local dos músculos, sem esforços cardíacos.

Conclusão

A massagem deve fazer parte da rotina esportiva para favorecer o desempenho e a recuperação.

Massagem de recuperação pós-saída

A prática da bicicleta de estrada, de trilha, de lazer ou mountain bike solicita os músculos inferiores, impõe constrangimentos ao nível das nágedas, tensões ao nível da coluna vertebral e também nos membros superiores e na cintura escapular.
A bicicleta é um esporte, bom para a saúde. Pode-se também apresenta-lo como esporte saúde bem que contraturas ou dores musculares podem resultar duma saída um pouco longa ou fora do hábito.
A massagem ocupa um lugar essencial para limitar essas dores pós esforço.
A massagem esportiva é indicada para toda a gente. Provoca uma vasodilatação, uma hipertemia local, uma drenagem e estimulação circulatórias que melhoram o estado do músculo, eliminam os resíduos e reconstituem as células musculares.

As três virtudes da massagem de recuperação:

  • Relaxar,
  • Diminuir as contraturas,
  • Eliminar os resíduos.

Técnica de massagem

Deve instalar-se num local agradável sobre uma mesa larga, o conforto reforçando a eficacidade.
As técnicas são múltiplas combinando :
  • vibrações,
  • amassamento,
  • apalpar e rolar,
  • afloramento,
  • E MTP (massagem transversa profunda) numa zona dolorosa.
A massagem pode também ser efeituada debaixo de chuveiros filiformes quentes ou pelo contrário chuveiros multi jatos ou debaixo de lâmpadas infravermelho com óleos essenciais ou bálsamos reconstituintes.
O sentido da massagem subindo para o coração e respeitando as fibras musculares permite favorecer a circulação chamada “de volta” eliminando os residuos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails