Páginas

domingo, 28 de agosto de 2016

Massagem desportiva: uma aliada da recuperação muscular


Esse método também ajuda a preparar o corpo para a prática de atividades físicas
Os atletas vivem à procura de métodos para melhorar a recuperação muscular. E uma boa opção é a massagem desportiva que, segundo Leandro Freitas, fisioterapeuta especializado em reabilitação muscular e fisioterapia desportiva, de São Paulo (SP), reúne um conjunto de técnicas que visam a melhora do tônus muscular e proporcionam o aumento da performance física. “Envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões”, explica. E diferente da massagem relaxante que utiliza manobras calmas, a desportiva conta a com movimentos mais fortes. 
Além disso, ela pode ser realizada em dois momentos: antes do treino, que é aplicada de maneira tonificante, superficial e rápida, para preparar o organismo; e após as atividades, que consiste no amassamento lento e profundo, para combater o ácido lático – substância responsável pela dor muscular. “O objetivo é recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, visando acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular”, afirma Freitas.
Além de ser indicada para os atletas profissionais, ela é uma ótima opção para os amadores. E entre os principais benefícios destacam-se: a diminuição dos riscos de lesão; a remoção de substância tóxicas das células; o aumento do fluxo de nutrientes, da circulação, da extensibilidade do tecido conjuntivo e dos movimentos articulares; melhora na consistência do treinamento; redução dos espasmos musculares e da fadiga muscular. No entanto, apostar na massagem não é o suficiente, é preciso associa-la a uma alimentação equilibrada, repouso e uma boa hidratação. 
E mais: Freitas afirma, ainda, que no dia seguinte à prática de um exercício intenso é importante investir em atividades moderadas, como a caminhada. “Essas atividades mais leves ajudam a recuperar e a relaxar a musculatura, já que dissipam e neutralizam o ácido láctico, substância produzida durante grandes esforços físicos e uma das causadoras das dores musculares”, indica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails