Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Massagem desportiva traz benefícios para os músculos antes e depois dos treinos



Para ativar os músculos ou aliviar as dores, a massagem desportiva pode ser grande aliada de atletas — profissionais, amadores ou até os que se consideram “esportistas de ocasião”, que vez ou outra investem numa corrida ou trilha, por exemplo. Diferentemente da massagem relaxante, o objetivo é melhorar a circulação sanguínea e aquecer para o exercício, ou, após a atividade física, para confortar os músculos, funcionando como uma drenagem linfática.

— A massagem relaxante é mais lenta. A desportiva envolve manobras de alongamento e de tratamento da musculatura, de forma rápida, profunda e intensa.

A massagem pode ser feita em qualquer parte do corpo, em especial as mais exigidas pela atividade do atleta:
— Um tenista usa toda a musculatura do corpo, mas os braços e a área escapular são as mais exigidas. O atleta pode escolher por ter uma massagem desportiva local ou no corpo todo.

Não há contraindicações para a atividade, mas pessoas com pressão alta devem fazer com orientação médica.

— Sempre tomar cuidado para não levantar rápido demais da maca depois da massagem, pois a pessoa pode ficar tonta, devido à distribuição de sangue — explica Sérgio Maurício, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício:

Outro cuidado é evitar fazer a massagem imediatamente após sentir dores agudas, como fisgadas, em alguma região do corpo.

Frequência: Depende da necessidade. Só não deve ser feita mais que uma vez ao dia. Mas pode ser feita todo dia.

Resultados: Os efeitos são vistos imediatamente, como a supressão da dor, por exemplo. Também são vistos no curto e médio prazos: até 3 dias depois, o corpo ainda manifesta os benefícios.

Especificidade: A massagem vai depender do estado clínico do atleta. Se houver contratura muscular por exaustão, manobras como amassamento profundo serão privilegiadas.




http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails