Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A importância da massagem desportiva



Atletas profissionais de todas as modalidades precisam de um físico perfeito de alta performance para terem mais qualidade e perfeição em seus esportes. Para isso, além dos treinos, alimentação balanceada e o descanso necessário é preciso um cuidado extra com os músculos.
massagem desportiva é uma massagem com técnicas de alongamento, que prepara os músculos para atividade física, além de ser indicada principalmente para depois dos treinos, relaxando os músculos e prevenindo contusões, além de auxiliar no processo de reabilitação de atletas em recuperação. Vamos entender a importância da massagem desportiva, com seus benefícios e vantagens para todos os atletas.

Massagem Desportiva

massagem desportiva contém técnicas de massoterapia, que promovem o preparo e recuperação da musculatura de atletas. Através de técnicas como deslizamento, amassamento, fricção, vibração e percussão, é possível preparar os músculos para atividades físicas, mas principalmente recuperar a musculatura, de forma a prevenir e tratar problemas musculares.

Objetivos Da Massagem Desportiva

Um dos principais objetivos é promover a circulação sanguínea e eliminar toxinas dos músculos, muito comuns depois de um treino forte seja esportivo, aeróbico ou de musculação.
massagem desportiva pode ser feita em todos os músculos que foram usados nos exercícios feitos, sendo que atenção deve ser redobrada sobre os músculos doloridos, pois geralmente são os que mais precisam de cuidados.
Ao contrário da massagem relaxante, que visa apenas acalmar a pessoa e tem movimentos lentos, macios e delicados, amassagem desportiva geralmente tem uma intensidade mais forte e rápida, de forma a fortalecer os músculos e trazer o relaxamento não no sentido de conforto, mas de alívio de tensão como nos casos de tendões e articulações.

Benefícios Da Massagem Desportiva

– Aumento da temperatura corporal;
– Liberação de adrenalina;
– Aumento do ritmo cardiovascular;
– Aumento de sangue no local massageado;
– Diminuição dos riscos de lesões;
Para musculação, é fundamental fazer a massagem desportiva, pois prepara os músculos para atividade.
Além desses benefícios, a massagem desportiva auxilia na eliminação de toxinas no corpo, que aparecem depois dos exercícios físicos e podem trazer desconforto, dores e cansaço, como é o caso do ácido lático, que quando presente, logo após exercícios físicos intensos, trás dores e grande fadiga muscular.
Outro bem que a massagem desportiva oferece é o fim dos chamados nódulos de tensão, pequenas bolinhas que se formam no corpo e que causam grande desconforto físico.

Cuidados

massagem desportiva é benéfica, porém a casos em que ela não é indicada. Por exemplo, quando há hematomas, dores fortes ou inflamações aparentes. Nesse caso é indicado utilizar compressas no local (gelada/quente) ou tratamento dependendo da lesão.
Outro ponto que deve ser levado em conta é que somente profissionais em massoterapia devem tratar com massagem desportiva, já que leigos podem causar lesões por não saber como agir e tratar os músculos, articulações e tendões necessários. A massagem feita errada poderá causar sérios problemas como hematomas pelo corpo, por conta do uso de força e intensidade acima do normal em vasos venosos, arteriais e também linfáticos.
massagem desportiva é super indicada para corridas e caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails