Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Massagem desportiva ajuda na pronta recuperação muscular


Técnica de fisioterapia desportiva auxilia no pré e pós-treino de esportistas profissionais e amadores, promovendo melhor desempenho


Em tempos em que o cuidado com a saúde e a beleza do corpo estão em alta – ainda mais as vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 -, todos esforços são bem-vindos. Uma alternativa pouco divulgada, mas muito benéfica, é a massagem desportiva, para aquecimento e/ou rápida recuperação muscular, desenvolvida para atletas profissionais e amadores de qualquer modalidade esportiva.

Segundo o fisioterapeuta Leandro Freitas, especializado em reabilitação muscular e fisioterapia desportiva, é um procedimento de massagem que reúne um conjunto de técnicas, que visam o melhoramento do tónus muscular e proporcionam o aumento da performance física. “Envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões”, explica.

Podendo ser utilizada em duas frentes (antes e depois do treino), a massagem prévia é aplicada de maneira tonificante, superficial e rápida, ajudando a preparar e aquecer a musculatura, promovendo a vasodilatação, hiperemia, estimulação e excitação.

Já no pós-treino, a técnica é desenvolvida por meio de amassamento lento e profundo, resultando numa ação desintoxicante. “O objetivo é recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, visando acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular”, diz Leandro Freitas.

E, diferente da relaxante, que geralmente é utilizada para o relaxamento da musculatura tensa, com manobras mais calmas; na massagem desportiva os movimentos são mais fortes e acelerados, a fim de promover um aumento de circulação sanguínea rápida e deixar a pessoa mais ‘elétrica’ antes do exercício.  Após o exercício, o objetivo  é eliminar o ácido lático, que é responsável pela dor na musculatura no dia seguinte.

 E, apesar de parecer algo recomendável somente para profissionais, esse benefício pode e deve ser usado também por amadores; sendo que, o que diferencia o foco da massagem é o esporte que pessoa pratica, pois cada um requer um trabalho diferente.

Benefícios mil - Entre os principais efeitos obtidos com a adoção dessa prática, destacam-se: a diminuição dos riscos de lesão, remoção de produtos metabólicos e catabólitos, aumento do fluxo de nutrientes e a circulação, da extensibilidade do tecido conjuntivo e dos movimentos articulares pelo relaxamento muscular; melhora na consistência do treinamento, redução dos espasmos musculares e da fadiga muscular, além do prolongamento da vida útil do atleta na atividade.

 Atitudes complementares – Junto à técnica, a alimentação correta, a correta preparação do corpo (alongamento), o repouso e a constante hidratação também ajudam a evitar dores musculares e a melhorar a recuperação do corpo.

De acordo com Leandro Freitas, no dia seguinte a prática de algum exercício intenso, é recomendável realizar somente atividades mais moderadas, como uma caminhada ou até hidromassagem, em vista que o corpo demora cerca de 24 horas para se recuperar totalmente. “Essas atividades mais leves ajudam a recuperar e a relaxar a musculatura, já que dissipam e neutralizam o ácido láctico, substância produzida durante grandes esforços físicos e uma das causadoras das dores musculares”, indica ele.

Além disso, esse intervalo até a próxima atividade física pesada faz com que a reparação do tecido ocorra, junto ao outro principal benefício da atividade física: o aumento da massa muscular. "Caso a pessoa faça um estímulo no músculo que está em recuperação, ela pode sofrer distensões musculares”, destaca o especialista .

Fonte: Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails