Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Massagem profunda nos músculos e em seus tendões




Contratura é um encurtamento ou uma contração permanentes de um músculo. Um fator comum da contratura é um espasmo prolongado ou paralisia. Um músculo também fica contraído quando não pode ser passivamente distendido, o que geralmente está associado à fibrose, isto é, ao depósito de tecido fibroso no músculo ou em torno dele. 

O processo pode ser precipitado por uma perturbação no suprimento sanguíneo para o músculo devido, por exemplo, movimentos forçados repetitivos, de posições incorretas de conforto ou de stress muscular. Como resultado, as células se atrofiam e são substituídas por tecidos fibrosos. O encurtamento do músculo exerce uma tração anormal sobre os ossos ou articulações aos quais está associado. 

A fáscia também pode encurtar ou perder a sua mobilidade plena quando sujeita a fatores de stress, diretos ou indiretos. Uma vez que cobre todo o músculo, os feixes musculares e até mesmo células musculares individuais, qualquer encurtamento nas suas fibras impede que o músculo atinja a sua extensão plena e também a sua contração completa.

A massagem profunda nos músculos e em seus tendões é indicada com o objetivo de reduzir o tecido fibroso e alongar a fáscia. Técnicas de trabalho corporal, como a técnica neuromuscular e o alongamento passivo, também são aplicáveis.

A massagem também é usada para aumentar a circulação dos músculos e aliviar qualquer outra tensão. Também é aplicada para a eliminação de toxinas no interior dos músculos, melhorando o seu suprimento de nutrientes e aliviando a dor.

Compressas quentes podem ser aplicadas para ajudar a relaxar os músculos durante a massagem ou antes dela. O alongamento passivo pode ser aplicado para que o músculo se alongue sem induzir a contração muscular.

Todos os movimentos passivos e os deslizamentos de massagem são realizados até o limiar de dor do paciente. Se qualquer das técnicas causar dor ou inflamação subsequente, a massagem é ajustada ou interrompida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails