Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

MASSAGEM DESPORTIVA: LUXO OU NECESSIDADE?


Apesar de não o parecer, este ainda é um tema que cria alguma discussão, quanto à resposta a essa mesma pergunta: a massagem desportiva é um luxo ou uma necessidade básica de um desportista?

Pois bem, a massagem desportiva pode e deve ser considerada como uma necessidade básica do desportista, neste caso do corredor, seja ele de alta-competição ou faça-o simplesmente por lazer. E porquê? Mais uma vez, a resposta não é tão complicada assim:
  • Falando de quem corre simplesmente por lazer, podemos então constatar que, durante a maior parte do ano, treina 4 a 5 vezes por semana e tem uma prova todos os fins-de-semana (sim, porque se observarmos o calendário desportivo, já não existe um único fim-de-semana sem uma prova de caminhada/corrida/trail), se pensarem bem, esse atleta não difere muito, neste aspeto, de um futebolista profissional, com jogos todos os fins-de-semana, também. Por isso mesmo, para além do planeamento de treino que deve ser feito para essa mesma época desportiva, prevendo vários “picos de forma”, a massagem desportiva é imprescindível, na medida em que a corrida, por não ser nada menos do que uma sucessão de impactos no solo, quando realizada com tanta regularidade, provoca um enorme desgaste muscular, sobretudo nos grandes grupos musculares dos membros inferiores, aumentando o risco de lesão, tudo isto por excesso de treino e falta de descanso e períodos de recuperação, que podem e devem ser realizados através da massagem desportiva.
  • Se nos referirmos ao corredor de alta-competição, obviamente que a planificação anual de treino desse mesmo atleta prevê, no máximo, dois picos de forma durante essa mesma época. Por isso mesmo, toda a restante época será utilizada como preparação para alcançar esses mesmos picos, o que provocará um enorme desgaste, não só físico como também emocional. A massagem desportiva deve ser incluída no planeamento semanal de treino, em dias estratégicos, sabendo que não deve ser realizada em dias que antecedem treinos onde se pretende que o atleta produza grandes níveis de força. Com a inclusão desta na semana de treino do atleta, não só se verificarão melhorias no rendimento do atleta em termos prático, como também se poderá verificar que o fato de receber uma massagem após um treino desgastante, será um enorme boost moral para o mesmo. Quem não gosta de uma boa massagem?
Independentemente do nível do atleta, o treino é nada menos do que uma sucessão de agressões musculares que, obviamente, necessitam de regenerar para que o treino seguinte seja possível. Essa regeneração depende, entre outros fatores, das horas de descanso/sono, da realização de alongamentos no final de cada treino, permitindo ao músculo alongar depois de sofrer várias contrações durante o treino e, claro está, da realização da massagem desportiva, que permite regenerar a musculatura de forma mais rápida, pelo simples fato de que promove a circulação sanguínea (principal responsável por essa mesma regeneração).
E se ainda assim, restarem dúvida, é simples: não há nada como experimentar e tirarmos as nossas próprias conclusões. E, neste caso, até saberá tão bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails