Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2015

A TERAPIA ATRAVÉS DO TOQUE – ciência e saúde



O toque é uma das principais necessidades do animal, seja ele racional ou irracional, e tem sido usado como terapia desde as civilizações mais antigas. Alguns estudos demonstram a importância do contato físico para os recém-nascidos e no desenvolvimento dos primatas. 

É sabido, por exemplo, que macacos jovens privados de convívio próximo sentem dificuldade em se relacionar e que a ausência do toque produz irritabilidade e depressão nas crianças. Além dos indianos, os chineses, os egípcios, os mesopotâmicos, os gregos e os romanos utilizavam a massagem como instrumento de cura.

A massagem é um método de tocar, pressionar, friccionar e amassar diversas regiões do corpo, a fim de aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar os músculos, tendões, ligamentos e articulações. Tem como finalidade promover o equilíbrio e o bem-estar físico, mental e espiritual. Atualmente diversas pesquisas estão sendo realizados com o poder do toque. Sabe-se que o toque pode modificar condições de estado homeostase do paciente, pode também aumentar fatores imunológicos, promover mudanças em campos bioenergéticos. 

Cientistas do Campo da Medicina complementar descobriram os campos de blindagem corporal, ou seja as mesmas couraças psicológicas de Reich e A.Lowen postuladas entre 1930/1960, agora também servem para proteção integral do corpo humano. Novas pesquisas estão sendo realizadas, mas percebe-se que a medicina está dando mais atenção as velhas práticas iniciadas por Hipócrates.

“O médico antes de tudo deve ser hábil com a fricção...” Hipócrates.



ABRAMC – UM NOVO CONCEITO EM SAÚDE
Ontario –Canada -2009
Seminário de Fascia – 2007-EUA
University of Westminster Londres- 2007
Universidade de Miami – EUA – 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails