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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PSICOMOTRICIDADE,TERAPIA, MASSAGEM DE REABILITAÇÃO




Esta valência tem por finalidade complementar as restantes áreas da Intervenção Multidisciplinar à criança e idoso.

Esta área é ministrada por um terapeuta especialista na identificação, prevenção, recuperação, reeducação, habilitação e reabilitação de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico entre outros, concebendo programas, selecionando, planificando e utilizando técnicas, modalidades educativas e terapêuticas específicas baseadas no movimento, nas terapias manipulativas (massagens, manipulações, etc.) e meios físicos e naturais, escolhidas a partir da análise e avaliação do movimento e da postura, de modo a proporcionar um melhor bem estar fisico, psiquico e social ao idoso, e um melhor e mais saudável  crescimento à criança.

O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

Âmbitos de Intervenção


  • Preventivo – promoção e estimulação do desenvolvimento;
  • Educativo – estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem;
  • Reeducativo ou terapêutico – intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento e, ainda, patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. A terapia psicomotora é indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequencialização e execução do gesto; perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tónus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e não-verbal.


Objetivos:

Melhorar as competências psicomotoras (como a tonicidade, o equilíbrio estático e dinâmico, a noção do corpo, a lateralidade, a estruturação no espaço e no tempo e a motricidade global e fina) da criança ou do adolescente. A intervenção psicomotora promove ainda:


  • a perceção e a consciencialização corporal;
  • a expressão dos afetos e emoções;
  • a autorregulação do comportamento;
  • as competências sociais;
  • o reforço da identidade e
  • a adaptação aos contextos relacionais de forma segura e confiante.


Técnicas utilizadas na Intervenção

  • Relaxação e Consciencialização Corporal;
  • Educação Gestual e Postural;
  • Expressivas;
  • Neuromotoras / Movimento;
  • Lúdicas.
  • Etc.

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