Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A função do massagista no futebol



Profissional é responsável pela primeira assistência aos atletas lesionados



O massagista é um especialista que concentra sua ação nas massagens e tem a responsabilidade de dar as primeiras assistências aos atletas nos locais de treinamentos e jogos. Seu principal trabalho para com o atleta é acelerar o processo de recuperação, além de reduzir a fadiga, as tensões musculares e articulares.

Os médicos também recebem assistência permanente do massagista. Cabe a esse profissional providenciar e controlar a ingestão de medicações e dos líquidos orientados pelos especialistas do setor de saúde durante os treinamentos, nos dias de jogos, durante os jogos e após os mesmos.

É importante que o massagista tenha conhecimento sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros em atividades esportivas. O desconhecimento pode fazer que ele deixe de adotar medidas elementares e pode levar a manobras inadequadas sobre um atleta lesionado. Em muitos casos, isso acarreta no agravamento de uma lesão ou em complicações que poderiam ser evitadas.

Por todos esses fatores, a atuação do massagista deve ser dinâmica e rápida, mas colocada em prática com serenidade. O profissional não pode ser precipitado e precisa antecipar os procedimentos técnicos adequados para a especificidade de cada caso.

Na prática do futebol, a contusão é uma das situações que ocorrem com mais freqüência durante treinos e jogos. Portanto, a atuação imediata do massagista é fundamental para aliviar a dor e reduzir ao mínimo o hematoma e os componentes inflamatórios (através do frio, compressão e elevação).

Os casos de atendimentos mais habituais são as lesões, feridas, fraturas e luxações. Circunstâncias de emergência que ocorrem com alguma freqüência são os traumatismos violentos, geralmente sobre a cabeça, que tem como resultado a inconsciência do jogador e até em paradas cardiorrespiratórias.

Nesses casos, pode ser vital um auxílio rápido, colocando em prática medidas de suporte destinadas a manter a vida do atleta até a chegada de um atendimento especializado.

Em algumas unidades de saúde de clubes, o massagista utiliza conhecimentos de quiropraxia. Esse tratamento é uma manipulação de várias partes do corpo, sobretudo das vértebras, a partir da idéia de que o crânio e as vértebras servem de suporte dos órgãos mais sensíveis e mais importantes do sistema nervoso.

De acordo com essa linha de entendimento, a compressão ou irritação de um nervo pode perturbar o funcionamento normal dos órgãos. Para evitar isso, o massagista utiliza procedimentos para devolver o atleta à posição correta e evitar anomalias.

Sobre a prevenção de lesões e mecanismos para favorecer o relaxamento muscular, o massagista deve utilizar os efeitos terapêuticos de suas técnicas através do estímulo à circulação venosa e linfática e do alívio dos pontos de tensão.

Bibliografia

CARRAVETTA, Elio. O jogador de futebol - técnicas, treinamento e rendimento. Editora Mercado Aberto, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails