Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

A síndrome Patelo-Femural



A síndrome Patelo-Femural (SPF) é talvez a lesão mais comum nos corredores. O termo designa um conjunto de sinais e sintomas na região anterior do joelho, causado por alterações biomecânicas entre a patela (rótula) e o fêmur. É mais comum ocorrer em adolescente, nas mulheres e em atletas, especificamente os corredores.

O SPF normalmente surge devido a vários fatores, como:
- Mau alinhamento da patela;
- Lesões no joelho;

- Lesões, ou alterações estruturais no pé;
- Desequilíbrio ou atrofia muscular no aparelho extensor do joelho.

Pessoas que apresentem um joelho valgo (joelhos para dentro), têm um alinhamento incorreto da patela, fazendo com que haja um desequilíbrio nos músculos da coxa, entre o lado interno, que fica mais fraco em relação ao lado externo, que fica mais forte, ou tenso. Este desequilíbrio faz com que a patela esteja sujeita a uma força de tração que a puxa para fora, provocando um maior contato entre as superfícies articulares com o fémur desgastando, assim, a cartilagem articular da patela e do fêmur.

Lesões mais graves que já tenha ocorrido no joelho, ou micro-traumatismos sucessivos, como o caso da corrida de fundo, as alterações do pé, nomeadamente um pé plano, ou quando há uma rotação do pé para dentro, vão colaborar, ou mesmo provocar as alterações ao nível do joelho.

As queixas podem ser a dor na região anterior do joelho ou no interior do mesmo, não sendo fácil, por vezes, identificar o local exato da dor. A dor não é constante, geralmente agrava com a atividade, subir ou descer escadas, estar sentado muito tempo com o joelho dobrado e alivia com o repouso. Pode haver crepitação (ranger) acompanhado por "estalos" audíveis quando o joelho se mexe.

Por vezes pode haver edema à volta da patela.
No aparecimento dos sintomas, numa primeira fase, as aplicações de gelo, a descarga do membro inferior com o auxílio de canadianas e o repouso, têm como objetivo o controle da inflamação e da dor. Após esta fase, o tratamento incidirá no fortalecimento muscular, com auxílio da eletro-estimulacão funcional, e outras técnicas que irão ajudar no realinhamento da patela.

A correção do gesto técnico, no caso da corrida, a escolha correta do calçado, o uso de palmilhas ou outra órtese, são técnicas que também ajudarão a corrigir as alterações biomecânicas.
Em casos extremos, poderá haver necessidade de recorrer à cirurgia para libertação de um ligamento mais tenso, para correção do alinhamento da rótula.

Esta informação não dispensa a consulta do seu  médico especializado, no aparecimento de qualquer sintoma.
*Francisco Almeida e Silva – Especialista i Running em Fisioterapia e fisioterapeuta da seleção nacional de atletismo, entre 2001 e 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails