Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Entorses de tornozelo




Os entorses de tornozelo são as lesões desportivas mais comuns, pelo menos um dos ligamentos do tornozelo pode ser danificado (desde um simples estiramento a uma ruptura completa). Uma vez que se coloca a hipótese dos ultrasons (pulsadas sonoras de alta frequência) para ajudarem na cicatrização dos tecidos por aumentar a temperatura dos mesmos, estes são muitas vezes utilizados para tratar entorses agudas do tornozelo. O objetivo desta revisão da literatura foi determinar a eficácia da terapia dos ultra-sons em pacientes com entorse aguda do tornozelo, em comparação com placebo, sham (sem tratamento) ou de outras modalidades terapeuticas (imobilização, AINES em gel, eletroterapia).

Seis ensaios clínicos randomizados, envolvendo 606 participantes, foram incluídos nesta revisão: apenas um estudo, de 1977, foram reportados os efeitos a favor da utilização dos ultra-sons, em comparação com ai mobilização. 

Em outros estudos, os ultra-sons mostraram resultados piores do que eletroterapia ou os AINES em gel. Nenhum dos ensaios comparando ultra-sons e placebo conseguiram detectar diferenças estatisticamente significativas ou clinicamente importantes entre os grupos de tratamento. - Os dados obtidos também resultaram em diferenças não significativas.

Em conclusão, os efeitos dos ultra-sons (versus placebo / sham) na melhoria geral, dor (escala, questionário), edema, funcionalidade (atividades quotidianas, marcha, desporto, baixa médica), assim como as melhorias a nivel das amplitudes de movimento foram consideradas insignificantes e de importância clínica limitada. Com base nessas evidências, esta revisão não suporta o uso de terapia através dos ultra-sons para tratamento das entorses agudas do tornozelo. > De: Van den Bekerom et al, Cochrane Syst Rev (2011). Todos os direitos reservados ao The Cochrane Collaboration. Publicado por John Wiley & Sons, Ltd.

Traduzido por Lidia da Silva Farinha - Fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails