Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

TOQUE TERAPÊUTICO E O ALÍVIO DAS DORES

TOQUE TERAPÊUTICO E O ALÍVIO DAS DORES PELA FISIOTERAPIA MANUAL
22/02/13
Quando você se queixa de uma dor aqui e outra ali, vai logo colocando a mão para que ela amenize, não e mesmo? Isto e automático, nossas próprias mãos vão direto ao ponto da dor.
Quando você se queixa de uma dor aqui e outra ali, vai logo colocando a Mao para que ela amenize, não e mesmo? Isto e automático, nossas próprias mãos vão direto ao ponto da dor. Toda área de dor muscular, articular e nevrálgica na coluna é uma compensação pela limitação de movimento, seja por subluxações, calcificações vertebrais ou herniações discais. Sendo assim nosso próprio corpo sente a necessidade de retirar a causa da dor, como se pudéssemos arrancar os sintomas com as nossas próprias mãos. Vejamos porque isso ocorre e como tratar hérnias de disco...

Estima-se que 2 a 3 % da população mundial sejam acometidos de hérnia de disco, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos. Segundo dados do IBGE, cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco.

Características: A coluna vertebral é composta por vértebras, por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais (C1-C7), torácicas (T1-T12) e lombares (L1-L5), estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto e auxiliar na movimentação.

Causas:
• Fatores genéticos
• Hábitos de carregar peso
• Dirigir demasiadamente
• Traumatismo por queda ou acidentes automobilísticos
• Posturas inadequadas
• Maus hábitos e fumar
• Trabalho físico pesado
• Postura de trabalho estática e Trabalho repetitivo
• Inclinar e girar o tronco freqüentemente, levantar, empurrar e puxar
• Vibrações
• Psicológicos e psicossociais
• Processo natural de envelhecimento.

Sintomas:
• Alteração de sensibilidade com ou sem irradiação para o Tronco, a cabeça, os Braços ou Pernas
• Dor local ou irradiada
• Adormecimento, formigamento, queimação ou câimbras podendo ocorrer em uma ou ambas as pernas ou braços.
• Sensação de estalos ou travamento nos membros inferiores e dificuldade para a movimentação dos mesmos
• Perda de força nestes músculos com a possibilidade de atrofia na musculatura envolvida
• Pode Ocorrer disfunções viscerais como prisão de ventre ou ate incontinência Urinaria

Hérnia Cervical
Dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax,
Diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.

Hérnia Torácica
Raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna
Sintomas inespecíficos na região torácica e Abdominal, incomodando durante muito tempo.

Hérnia Lombar
Geralmente associada a acometimento do nervo ciático (ciatalgia, dor no ciático)
Dor Intensa, pulsante, em choque ou fisgada de alta intensidade atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático com uma sensação de queimação.

Acometimentos sobre o disco intervertebral: Classificação conforme alterações encontradas no disco intervertebral e que difere de hérnia discal.

Diagnóstico Clinico e de Imagem
O diagnóstico é feito pelo médico clinicamente e com suporte de imagem como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Fisioterapia Manipulativa: Ótimos resultados

Por mais de um século, a Fisioterapia Manipulativa trata com sucesso os sintomas associados à hérnia de disco e desgaste da coluna vertebral, sendo a maneira mais eficaz para auxiliar no tratamento clínico da hérnia de disco para a descompressão nervosa, desde que não haja o extravasamento discal, rompimento do anel, nem compressão medular.

A manipulação vertebral é um conjunto de manobras e técnicas físicas, feitas a mão e sem aparelhos, que visa o desarme de pontos gatilho-vertebrais (trigger-points) que são os locais, na coluna vertebral, onde a dor se origina. Os resultados são rápidos, pois atuam diretamente nas unidades causadoras da queixa. Algumas vezes a utilização de antiinflamatórios receitados pelo médico pode ser necessário e otimizar a recuperação do paciente.

Em casos de degeneração discal ou articular irreversível, faz-se necessário a manutenção com a Terapia Manual para manter o alivio doloroso e evitar que o disco seja sobrecarregado de novo. Em casos mais graves pode ocorrer a compressão medular prejudicando a função dos membros, sendo necessário o tratamento cirúrgico.
Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails